Pernambuco.com



  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Eleições 2014 » TRE-PE deve aumentar os pontos de atendimento do cadastro biométrico

J.Vicktor Tigre - Diário de Pernambuco

Publicação: 18/04/2013 16:00 Atualização: 19/04/2013 12:07

No Recife devem ser instaladas unidades do TRE no Sítio da Trindade, no prédio da Sudene, no Juizado Especial do TRT na Imbiribeira e no Fórum Tomás de Aquino, na Joana Bezerra. Foto: Nando Chiappetta/DP/D.A Press
No Recife devem ser instaladas unidades do TRE no Sítio da Trindade, no prédio da Sudene, no Juizado Especial do TRT na Imbiribeira e no Fórum Tomás de Aquino, na Joana Bezerra. Foto: Nando Chiappetta/DP/D.A Press
Após quatro meses desde o início do cadastramento biométrico no Recife, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) deverá ampliar o número de postos de atendimento. Além do Forte das Cinco Pontas, do Arruda, de Areais e do Shopping Riomar, devem ser inaugurados mais seis pontos para atender os eleitores que precisam cadastrar o seu título até março de 2014.

No Recife, onde 1.169.678 eleitores devem fazer o recadastramento, devem ser instaladas unidades do TRE no Sítio da Trindade, no prédio da Sudene, no Juizado Especial do TRT na Imbiribeira e no Fórum Tomás de Aquino, na Joana Bezerra.

Há muitas queixas de eleitores que não conseguem agendar datas para comparecer ao TRE. Em alguns casos, o tempo de espera chega a dois meses. Em outros, o eleitor recebe a informação de que não existem datas disponíveis. Segundo o assessor chefe da Corregedoria Regional, Orson Lemos, nos cartórios do Arruda e Areias, o fluxo de pessoas nesses dois pontos está no limite.

“Temos apenas quatro máquinas para atendemos 300 pessoas por dia, em um local apertado. Por isso, esperamos que o eleitor se cadastre em outros pontos como por exemplo o Forte das Cinco Pontas e o Shopping Rio Mar”, explicou.

De acordo com o TRE, os novos pontos devem ser inaugurados em maio. Havia previsão de que eles estivessem instalados este mês, mas houve atraso por causa de problemas técnicos. No caso do Sítio da Trindade, Orson Lemos afirmou que é preciso solucionar uma questão burocrática com a Prefeitura do Recife.

“Estamos esperando a prefeitura oficializar o local em que vamos trabalhar no Sítio da Trindade. Sabemos que é uma gestão nova, e por isso estamos pedindo à
secretária de meio ambiente (Cida Pedrosa) para nos indicar um lugar para instalamos o nosso posto”, justificou.

No Interior
Além do Recife, outras 52 cidades pernambucanas devem realizar eleição com urna biométrica. Dessas, apenas seis ainda não possuem data para começar o recadastramento. São elas: Santa Terezinha, Sertânia, São José do Egito, Tuperatama, no Sertão, e Xexéu e Água Preta na Mata Sul. “Tivemos problemas estruturais. Já em cidades em que devem ter novas eleições preferimos adiar para não atrapalhar o pleito eleitoral”, justificou Lemos.

Atualmente 11 cidades com aproximadamente 356 mil eleitores já realizaram eleições municipais com o novo sistema em 2012.

Passo a passo

Para fazer o cadastro biométrico, o eleitor precisa acessar o site do TRE-PE (www.tre-pe.jus.br) e agendar a data do registro em qualquer um dos postos mais próximos das suas zonas eleitorais.

No Recife, por enquanto, apenas quatro pontos realizam o serviço: Forte das Cinco Pontas, do Arruda, de Areais e do Shopping Riomar.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »