Pernambuco.com



  • (2) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Publicado » Lei dos Royalties é publicada no Diário Oficial da União

Agência Brasil

Publicação: 15/03/2013 11:27 Atualização: 15/03/2013 14:08

A Lei dos Royalties do Petróleo foi publicada hoje (15) no Diário Oficial da União, após promulgação ontem pela presidenta Dilma Rousseff. Os 142 vetos presidenciais foram derrubados no último dia 7 em votação no Congresso Nacional e o texto voltou para a presidenta, que teve prazo de 48 horas para promulgar a lei.

Com as novas regras, os estados produtores, Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo, terão uma redução de 6,25 % de participação nos royalties e por isso devem entrar com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) no Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo o governo do Rio, maior produtor brasileiro de petróleo, o estado pode perder mais de R$ 3 bilhões em 2013 com a vigência das novas normas.

O pagamento de royalties efetuado pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) é mensal, com defasagem de dois meses entre extração e distribuição dos recursos. O pagamento de março é referente à extração efetuada em janeiro, por exemplo. A ANP decidiu então que o primeiro pagamento conforme a nova lei será em junho, referente à extração de abril, desde que não haja mudança na lei pelo STF.

Esta matéria tem: (2) comentários

Autor: Rubem Chaves
Outra coisa a Petrobrás é uma estatal que só existe graças ao pagamento de impostos de todos os brasileiros. Nesse raciocínio todos os estados "produtores ou não" deveriam receber os royalties igualmente. | Denuncie |

Autor: Rubem Chaves
Estado produtor? Para mim um estado só poderia ser chamado de produtor se o petróleo fosse extraido do seu sub-solo e não a milhares de milhas marítimas do seu território. Até onde vai então a extensão territorial de um membro da federação? | Denuncie |

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »