Pernambuco.com



  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Eleições 2014 » Eleitores do Recife devem fazer cadastro biométrico

Tauan Saturnino

Publicação: 04/12/2012 20:37 Atualização:

O cadastro biométrico atingirá 1.169.678 eleitores do Recife (Nando Chiappetta/DP/D.A Press)
O cadastro biométrico atingirá 1.169.678 eleitores do Recife
Os 1.169.678 eleitores do Recife devem fazer um novo cadastro eleitoral para votar no pleito de 2014, quando o sistema bométrico será usado na capital pernambucana. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) convoca os eleitores para atualizar os dados cadastrais e ficarem aptos a usar a biometria, reconhecimento do indivíduo na votação por meio da impressão digital.

Para fazer o cadastro, o eleitor deve agendar o dia, o local e o horário de atendimento no site do Tribunal Regional Eleitoral. Acesse aqui.

Inicialmente, estarão disponíveis quatro locais para para que a população se cadastre: a Central de Atendimento ao Eleitor, no Forte das Cinco Pontas (Centro do Recife); o Cartório do Arruda (Zona Norte); o Cartório de Areias (Zona Oeste); e o posto de atendimento do Shopping Rio Mar (Zona Sul). A expectativa é que o prazo de recadastramento se extenda até abril de 2014.

Para realização do cadastro, o eleitor deverá levar o comprovante de agendamento. Além disto, será necessário apresentar um documento de identificação original com foto e o comprovante de residência ou de trabalho. “Poderá ser um comprovante do trabalho do eleitor no Recife ou um comprovante de residência na cidade. A intenção é comprovar o vínculo com o município”, afirmou Orson Lemos assessor da Corregedoria do TRE-PE.

Posteriormente, os eleitores poderão fazer o agendamento do cadastro pelo telefone do TRE (3205-9400). Este sistema, no entanto, está indisponível temporariamente.

Em 2012
Nas eleições municipais deste ano, onze cidades pernambucanas utilizaram urnas biométricas na votação. Foram elas Itamaracá, Itapissuma, Rio Formoso, Tamandaré Aliança, Vicência, Macaparana, Sanharó, Caruaru, Cupira e Catende. Aproximadamente 356 mil eleitores votaram nestas cidades através da biometria.

A meta do TRE-PE é conseguir que outras 53 cidades adotem o sistema. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já deu seu aval para que 23 municípios pernambucanos utilizem a urna biométrica. Na Região Metropolitana, além de Recife outras cidades já foram aprovadas pelo TSE: Goiana, Serra Talhada e Palmares.

De acordo com Orson Lemos, o uso da biometria tem diversos pontos positivos sendo o principal a precisão no modo de identificar o eleitor. "A grande vantagem é a segurança na identificação do eleitor. Em uma urna biométrica eu tenho 100% de certeza da identidade, não há como o mesário se enganar. Além disto, não será necessária a coleta de assinaturas o que diminuirá o tamanho da fila”, informou.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »