Dicas Carnaval: Fantasias e tinturas em cães podem causar alergias Embora possa parecer bonitos à caráter, o uso desses acessórios podem impactar a saúde canina

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 08/02/2018 14:17 Atualizado em:

Ao identificar quaisquer dessas alergias, o ideal é procurar um veterinário. Foto: Melhor Amigo Dog/Divulgação (Foto: Melhor Amigo Dog/Divulgação)
Ao identificar quaisquer dessas alergias, o ideal é procurar um veterinário. Foto: Melhor Amigo Dog/Divulgação


Já pensou se o seu melhor amigo cão pudesse curtir a folia junto com você? Com a chegada do carnaval muitos tutores aproveitam o momento para entrar na folia escolhendo fantasias e adereços especiais para os seus pets. Mas, embora eles fiquem bonitinhos, os adereços com frequência causam alguns problemas nos animais. 

Coceira intensa, vermelhidão, queda de pelos e irritação de pele são alguns dos sintomas que podem aparecer nos pets devido a pintura de seus pelos, mesmo quando essas são "apropriadas" para os animais. De acordo com o veterinário da Virbac Ricardo Cabral, é essencial prestar atenção na reação do animal ao uso dessas substâncias. "Ao identificar quaisquer indícios de alergia, o indicado é sempre procurar um médico veterinário", orienta.

Foto: Melhor Amigo Dog/Divulgação (Foto: Melhor Amigo Dog/Divulgação)
Foto: Melhor Amigo Dog/Divulgação


Outro fator que merece atenção especial é o uso de fantasias. "Roupas em geral abafam a pele do cachorro, o que pode alterar o microbioma da pele", explica o profissional. De acordo com ele, esse processo pode ainda agravar e provocar doenças como a dermatite alérgica de contato, além de desenvolver fungos e bactérias. 

Caso seja identificado qualquer um desses sintomas, o principal é levar ao veterinário, que deverá iniciar um tratamento com produtos adequados. "Alguns shampoos possuem componentes que aliviam a coceira e formam uma película protetora que garante o bem-estar da pele do cão, hidratação e restauração dos pelos."

Foto: Melhor Amigo Dog/Divulgação (Foto: Melhor Amigo Dog/Divulgação)
Foto: Melhor Amigo Dog/Divulgação


Foto: Melhor Amigo Dog/Divulgação (Foto: Melhor Amigo Dog/Divulgação)
Foto: Melhor Amigo Dog/Divulgação


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.