A importância dos alimentos orgânicos

Manuela Vanderlei Basto
Nutróloga

Publicação: 30/11/2017 03:00

Alimentos orgânicos são alimentos em sua forma natural, sem aditivos químicos e agrotóxicos, feitos a partir de sementes não-transgênicas. São vegetais, frutas, verduras e grãos cultivados com agricultura sustentável, com respeito ao solo. Esses alimentos são ricos em nutrientes, pois, a partir de um solo rico e fértil, a semente encontra possibilidade de crescer em sua plenitude nutricional. Já os alimentos “convencionais” (que hoje em dia são os mais encontrados em mercados), são produzidos com sementes transgênicas, e, desde seu plantio, são pulverizados com agrotóxicos para combater pragas, assim como para aumentar a durabilidade, e devido à alta demanda e obtenção de lucros, o solo não é respeitado, não é esperado seu tempo certo para a produção e recuperação, nem é feito o rodízio de tipos de culturas, então o solo vai paulatinamente se enfraquecendo, tornando-se cada vez mais pobre em nutrientes, o que gera alimentos também cada vez mais pobres e sensíveis a pragas, necessitando, por conseguinte, de doses maiores de agrotóxicos.

Além disso, os agrotóxicos também são empregados para que um alimento possa estar disponível o ano todo. Isso é irreal na natureza, pois os alimentos têm sua sazonalidade, são as frutas e vegetais “da época”. Temos que tirar o “rei da nossa barriga” e parar de querer comer de tudo o ano todo! O ideal é respeitar as estações, comer aquilo que é propício em cada época. Além de reações alérgicas, os agrotóxicos estão envolvidos no aumento dos casos de câncer. Por serem ricos em metais pesados e outras toxinas, podem oxidar nossas células, enfraquecendo nosso corpo, na defesa de alterações genéticas que acontecem diariamente em nós, e um dia essa briga pode pender para o lado mais fraco. Se eu pudesse dar um conselho de saúde seria: sempre prefira alimentos orgânicos. Existem diversas opções de feiras e de deliveries de alimentos sem veneno. O site www.feirasorganicas.idec.org.br mostra os dias e horários em todo o Brasil.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.