Novos voos vão muito além de uma simples viagem

Felipe Carreras
Secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco

Publicação: 27/09/2017 03:00

O Dia Mundial do Turismo, celebrado nesta quarta, dia 27, é uma data mais que oportuna para fazermos um balanço da nossa parcela de contribuição no desenvolvimento dessa atividade. No último relatório da Organização Mundial do Turismo (OMT), mais de 369 milhões de pessoas viajaram internacionalmente nos primeiros quatro meses deste ano, um resultado 6% maior em relação ao mesmo período de 2016. Foi a melhor performance do setor desde 2005. No documento, a OMT ressaltou que os destinos que foram afetados por algum efeito negativo em 2016 – como uma crise econômica, por exemplo – já começaram a apresentar recuperação.

No primeiro semestre deste ano, o Brasil registrou mais de cinco milhões de desembarques internacionais, 2% maior que o registrado no mesmo período no ano anterior, segundo dados coletados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). No fluxo de turismo doméstico, uma pesquisa do Ministério do Turismo realizada em agosto passado revela que o Nordeste será mais visitado nos próximos seis meses, sendo preferência para 50,7% dos brasileiros que pretendem viajar.

Em Pernambuco, as ações realizadas pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, com a captação de novos voos e constante articulação com as companhias aéreas têm dado resultado muito positivo em nossa conectividade nacional e mundial. Já registramos um incremento superior a 200% no número de destinos internacionais. Hoje nossa malha aérea internacional engloba voos para Buenos Aires (Argentina), Montevidéu (Uruguai), Cidade do Panamá (Panamá), Miami e Orlando (EUA), Praia (Cabo Verde), Lisboa (Portugal), Milão (Itália), Frankfurt e Munique (Alemanha), Madri (Espanha) e Bogotá (Colômbia).

Nossa malha nacional foi bastante ampliada com a conquista do HUB regional da Azul, numa articulação intensa do governador Paulo Câmara e do prefeito Geraldo Julio. Hoje temos ligação direta com 26 aeroportos no Brasil. Pernambuco é o único estado que possui voos diretos, diariamente, para todas as capitais do Nordeste e principais cidades da Região. O incremento no número de passageiros contribuiu para um impacto de quase 13% no PIB do Turismo do Estado.

De janeiro a agosto deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado, a movimentação de passageiros nos aeroportos do Brasil nos coloca, pela primeira vez na história, como líder no Nordeste, ultrapassando a Bahia, com um aumento geral de 9,7%, um incremento de mais de 500 mil passageiros em Pernambuco. Se destacarmos a movimentação internacional, o salto foi de 37%. Na comparação entre agosto de 2016 e o mesmo período de 2017, nosso fluxo total de turistas estrangeiros cresceu 102,7%, passando de 8.901 para 18.049 turistas.

Um novo voo é muito mais que oferecer uma nova viagem. É uma pessoa de fora que chega para conhecer nosso destino, se hospedar em nossos hotéis, se alimentar em nossos bares e restaurantes, comprar nossos produtos, além do deslocamento e passeios. É mais oportunidade de negócios e mais empregos. É o turismo dando mais fôlego financeiro para o pernambucano.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.