O futuro das profissões

Karla Françoise Gonçalo
Especialista em gestão de negócios e análise comportamental

Publicação: 11/08/2017 03:00

Nos próximos anos as profissões podem mudar completamente. A empresa que trabalhamos pode desaparecer ou, talvez, não consigamos mais emprego com o conhecimento que temos. É preciso repensar o seu futuro no trabalho e quais são as habilidades para se manter no mercado atual, principalmente nos próximos anos.

Precisamos mudar as configurações da nossa mente “mindset” e nos prepararmos pro que vem por ai. A internet colocou o mundo em nossas mãos e mudou completamente a velocidade das coisas. E essa transformação que já estamos sentindo em algumas áreas vai se acelerar, cada vez mais, fazendo com que as empresas e a forma de se relacionar com os clientes aconteçam de forma diferente. Após essas transformações, surgirão profissões completamente novas.

Pesquisas afirmam que em 2020 haverá mais de 10 milhões de drones pelo mundo provendo serviços como: socorro, vigilância, entregas, trabalhos jornalísticos (cobrindo área de perigo). Essas profissões, por exemplo, sofrerão uma revolução completa! Para evitar surpresas, os profissionais precisam mudar a forma de pensar e de como ver o mundo “mindset” para entender a ‘Mudança de Era’ que estamos atravessando e assim sair na frente com vista a desenvolver novas habilidades e preparar-se para as novas profissões.

O volume global do comércio eletrônico digital, por exemplo, alcançou em 2015 um trilhão de dólares e deve triplicar até 2020. Isso significa que cada vez mais as pessoas estão comprando em lojas virtuais, deixando de lado as lojas físicas. Essas passarão por uma transformação. E o que será dos vendedores hein?! Assistentes virtuais, wearables, inteligência artificial, realidade aumentada, drones, robótica, impressora 3D, sistemas cognitivos tudo isso tem mudado os ambientes de trabalho e a forma com que as pessoas se relacionam dentro e fora dele.

Até 2025, um quarto dos empregos no mundo será substituído por robôs e software. É aí que está o alerta! Toda essa mudança tecnológica vai transformar as nossas profissões, algumas não acabarão, mas necessariamente irão se transformar. Entenda a mudança que vem por aí, estude! Se antecipe, desenvolva habilidades, transforme-se! 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.