Somos todos CNPJs

Tiago Monteiro
Coordenador do Cedepe Business School e mestre em Consumo, Cotidiano e Desenvolvimento Social

Publicação: 13/04/2017 03:00

Em um mercado altamente exigente e globalizado, uma empresa saudável e referência de mercado possui atributos competitivos que a destacam das outras. Independentemente do ramo de atuação, a empresa é um conglomerado de competências e de áreas-chaves que precisam trabalhar em harmonia para atingir os principais objetivos corporativos, sem esquecer do foco nos clientes internos e externos, engrenagens indispensáveis para o seu sucesso.

Entretanto, é válido ressaltar que uma empresa não se torna referência de mercado espontaneamente. O planejamento, os objetivos, as decisões, enfim, todo o combustível que catalisa o sucesso e o insucesso de um CNPJ depende, primordialmente, dos CPFs que o compõem. Ou seja, as pessoas qualificadas, motivadas, flexíveis e diferenciadas movem as empresas para os patamares mais elevados do setor, balizando o mercado e tornando-se referência.

Para isso, é importante que os CPFs que estão disponíveis no mercado de trabalho, empregados ou não, percebam que, para se tornarem referência desse próprio mercado, é preciso apresentar diferenciais competitivos frente aos concorrentes, assim como as empresas (CNPJs) o fazem. Então, faz-se necessária uma qualificação em uma área específica de atuação, uma zona de conforto que o indivíduo domina e inova, estando sempre na vanguarda dos acontecimentos da sua área de atuação – A chamada verticalização da profissão. Mas, essa verticalização precisa acontecer com uma abordagem horizontal, adquirindo conhecimentos e ferramentas que permeiam por outras áreas fora da zona de conforto e de atuação, construindo uma qualificação multifocal.

Um CPF com um alto grau de verticalização e que, ao mesmo tempo, tenha uma visão holística de como funciona uma interação ótimados setores de uma empresa, deixa de ser uma simples peça que compõe uma engrenagem, e passa a ser uma potente ferramenta cobiçada no mercado, diferenciando-o estrategicamente dos demais concorrentes.

Para as pessoas que estão buscando um destaque maior em um mercado altamente competitivo, é de primordial importância que elas apresentem diferenciais competitivos que agreguem valor prático e intelectual para as empresas, dando margem para barganhar maiores cargos e salários e ampliando o leque de opções internas e externas, galgando postos mais altos dentro da própria empresa, ou quando quiserem buscar novos desafios, em novas áreas.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.