EDITORIAL » A importância do cão-guia

Publicação: 06/12/2016 03:00

Um caminhar mais confiante e independente é possível para as pessoas cegas. Uma ação solidária e sem fins lucrativos promovida pelo Kennel Club de Pernambuco garante o treinamento e a entrega de cães-guias para essa população. Os animais melhoram a vida e a segurança da pessoa cega e ainda simbolizam a possibilidade do início de uma grande amizade entre o ser humano e um animal.

A última pessoa presenteada por um cão-guia da instituição foi o professor Ivanilton Portela. O labrador Mamute já é considerado um novo membro da família. Será cuidado na casa de seu protetor e retribuirá o carinho quando eles estiverem juntos nas ruas. Mamute deverá acompanhar Ivanilton até o trabalho, ajudando na tarefa difícil de driblar os buracos e outros obstáculos encontrados pelo caminho. Os dois se conheceram em janeiro. Aos poucos, depois de ganhar confiança no novo companheiro, Ivanilton deixou sua bengala sem vida de lado.

Um cão-guia e seu dono, no entanto, precisam ser respeitados pelos outros transeuntes. Os treinadores, por exemplo, orientam as pessoas a não chamarem a atenção do animal, muito dócil. Ele pode perder a concentração e por a pessoa cega em situação de risco. Por isso é importante não alimentar e nem mesmo tocar no cão.

Atualmente dez pessoas integram uma lista para receber um cão-guia como companheiro. A formação do animal começa na seleção da ninhada.

Com 45 dias, ele é escolhido por uma série de características, como independência. Depois, segue para a casa de uma família acolhedora para ser sociabilizado até os nove meses. O penúltimo passo é entregá-lo no clube para os treinamentos começarem. O treino pode durar até dois anos e ensina o cão a proteger, guiar e tornar o deficiente mais autônomo para se locomover no dia a dia. Até agora o projeto já entregou quatro cães-guias. E eles seguem mudando a vida de seus amigos humanos.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.