Dia Nacional de Ação de Graças

Jonas Alvarenga
* Presidente do Comitê Brasileiro do Movimento de Resgate do DNAG

Publicação: 24/11/2016 03:00

Chegamos à celebração do Dia Nacional de Ação de Graças - DNAG. É com grande alegria que o Comitê Brasileiro do Movimento de Resgate do DNAG preparou programações especiais, na capital pernambucana, para comemorar. Serão dois belos momentos: um voltado para ações sociais e de cidadania - que acontecerá pela manhã no Parque 13 de Maio. O outro, a partir das 17h no Cais da Alfândega, em forma de um grande show de paz e gratidão a DEUS, às pessoas, às instituições, à Pátria. Nosso Movimento é apolítico, sem distinção de cor, credo religioso, classe social, que reúne atrações diversas e milhares de pessoas com o objetivo de celebrar a gratidão e a paz.
Como se sabe, pela Lei Federal nº 781/49, o Dia Nacional de Ação de Graças deve ser celebrado nas quartas quintas-feiras de novembro. Mas você sabe como surgiu, aqui no Brasil, esta data?  O grande incentivador da data no nosso país foi o embaixador Joaquim Nabuco. Ele declarou, em 1909, ao final da primeira missa Pan-americana de Ação de Graças, a seguinte frase: “Eu quisera que toda a humanidade se unisse, num mesmo dia, para um universal agradecimento a DEUS”. Pronto. A partir daí começou um processo que culminou, anos depois, na instituição da data por meio de Lei, sancionada pelo então presidente Eurico Gaspar Dutra.
Já em 2006, um grupo de pessoas do Recife, de diversos segmentos de atuação – empresários, profissionais liberais, religiosos, educadores – se reuniu e nascia, aí, o Comitê Brasileiro do Movimento de Resgate, que trabalha para motivar a celebração da ação de graças e para estimular nas pessoas o sentimento de gratidão.
E o Comitê, do qual sou presidente, promove várias ações para incentivar a cultura da gratidão nas pessoas. Trabalhamos durante todo o ano, com campanhas sociais, e, em novembro, no grande evento público de celebração que acontece na capital pernambucana. Neste ano, o evento do DNAG está na décima edição. É muita alegria para nós!!
Pronto. Agora que você já conhece um pouco do nosso Movimento, que tal juntar-se a nós nessa grande corrente de gratidão? Reúna seus amigos, seus familiares, seus colegas de trabalho e celebre. No nosso site (www.acaodegracas.com.br) há várias opções de como celebrar. Agradeça, a gratidão é uma virtude nobre. E lembre-se do nosso slogan: “Digamos sempre obrigado, pois não conquistamos nada sozinhos”.
Nosso desejo é que o povo brasileiro se una no Dia Nacional de Ação de Graças num fraterno e grande agradecimento a Deus!
Obrigado!

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.