Desafios na Odontologia e suas repercussões sociais

Eduardo Vasconcelos
Presidente do Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco
opiniao.pe@diariodepernambuco.com.br

Publicado em: 18/03/2019 03:00 Atualizado em: 18/03/2019 08:57

A Odontologia está diante de desafios na saúde com profundas repercussões sociais. As novas tecnologias, associadas ao envelhecimento da população, à mercantilização da saúde e aos aumentos dos custos, trazem impactos para a saúde da população. A recente moda de vendas de clareadores dentais pela internet, de pastas que prometem sorrisos perfeitos e de aparelhos ortodônticos de enfeite vem na esteira da visão cada vez mais mercantil da saúde bucal, deixando sempre em segundo plano a importância e os cuidados preventivos que as pessoas devem ter ao tratar do seu próprio bem-estar.

Esse fato vem acontecendo não só no Brasil, mas em várias partes do mundo. Em novembro de 2018 o Conselho Europeu de Médicos Dentistas (CED) aprovou uma resolução que expõe a preocupação sobre tendências globais de mercantilização da profissão. A posição do órgão europeu foi contrária à crescente visão meramente comercial, está orientada apenas para o lucro econômico. O assunto preocupa o Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco há muito tempo. Frontalmente contra esta visão mercantilista, o CRO-PE defende uma melhor regulação da apresentação, da publicidade e do comércio de produtos e serviços odontológicos. Hoje, o Brasil padece por ter muita legislação e por ser ineficaz na sua aplicação e fiscalização. Portanto, acredito que não devemos criar novas leis ou normas, mas simplificá-las de modo a torná-las claras aos profissionais e à população, instruindo o que faz bem e o que traz riscos à saúde.  

O exercício profissional fiscalizado garante a qualidade e a segurança da saúde bucal para as pessoas. Atos extremos, como momentos de interdição ética de serviços públicos ou privados, têm a finalidade exclusiva de proteger o cidadão de riscos como a contaminação cruzada devido às más condições do estabelecimento, o atendimento com falsos Cirurgiões-Dentistas ou mesmo as clínicas irregulares, que funcionam com uma alta rotatividade de pacientes e profissionais onde não é possível se identificar um responsável técnico pelo estabelecimento. O Conselho Regional mostra-se apreensivo com a desregulamentação da profissão por motivos mercadológicos que se põem como interesses superiores à saúde da população, como também nota  uma tendência à implementação de um modelo de negócio que prioriza apenas a obtenção do lucro.  Alertamos, portanto, para as consequências negativas disso, tanto para pacientes quanto para profissionais, com repercussões laborais, litigiosas e comerciais para Dentistas.

A Odontologia é uma das profissões que mais vem evoluindo em técnicas e na adoção de novas tecnologias que trazem maior segurança, conforto e previsibilidade nos tratamentos.  Entretanto, de nada adianta se o primordial for deixado de lado: a relação de confiança interpessoal entre Dentista e paciente. Considerando que as decisões sobre os tratamentos não podem ser influenciadas por fatores unicamente financeiros ou estéticos, se faz necessário priorizar a saúde bucal de nossa população em primeiro lugar.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.