Prevenção e saúde

José Maurício Aragão
Médico Endoscopista e gastroenterologista

Publicado em: 14/02/2019 03:00 Atualizado em: 14/02/2019 08:55

Prevenção, sim, é saúde. Atualmente, a medicina vem investindo em tecnologias, exames, para detectar precocemente as doenças. O check -up deve passar a ser rotina entre os indivíduos, assim como adotar hábitos saudáveis de vida, entre eles, uma alimentação adequada, livre de industrializados, gordura e refrigerantes, bem como incorporar a atividade física ao cotidiano.

Esses são alguns dos pilares para evitar o câncer de cólon retal, que também pode ser decorrente de fator genético. Os casos precoces podem começar como pólipos. Primeiro sinal de alerta. Não costumam apresentar sintomas, mas podem ser detectados através de exames preventivos. Por essa razão, os especialistas recomendam a realização de exames às pessoas em grupos de risco.

A Sociedade Americana do Câncer apresentou as novas diretrizes da prevenção do câncer colorretal e passou a recomendar que exames sejam feitos a partir dos 45 anos em vez dos 50, orientação anterior. A mudança decorre de um aumento nos casos nos EUA nessa faixa etária. O câncer colorretal é o terceiro que mais leva a óbito no mundo, segundo a OMS. Nos Estados Unidos, é o segundo tipo de câncer que mais mata dentre os que afetam homens e mulheres, de acordo com dados do Centro Nacional de Controle de Doenças.  

Não se esqueça da prevenção. Este é o primeiro passo contra a doença.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.