Pacto pela Vida reduz a violência em Pernambuco

Luiz Ernesto Mellet
Gestor Governamental da Secretaria de Planejamento de Pernambuco

Publicado em: 06/02/2019 03:00 Atualizado em: 06/02/2019 08:36

A violência tem várias faces e está em toda parte do território brasileiro. O país parece estar em meio a uma guerra sem fim: tem o nono maior índice de homicídios do planeta – 30 mortes por cem mil habitantes. Há dois anos, a Organização Mundial da Saúde (OMS) registrou 477 mil assassinatos pelo mundo afora. Desses, 180 mil vidas se perderam em conflitos internacionais. Com o cabresto frouxo, os cascos das bestas insanas da violência humana deixariam seu rastro de sangue também dentro das fronteiras do estado.

Quando completou uma década, o programa de segurança pública Pacto pela Vida teve sua credibilidade abalada pelo aumento dos índices de criminalidade. Em 2017, os homicídios alcançaram patamar nunca antes visto em Pernambuco. Os 5 427 assassinatos registrados naquele ano derrubaria o estado para a quarta posição entre os mais violentos do país, detonando uma saraivada de críticas. Houve até quem anunciasse que o programa tinha acabado.

A imagem do Pacto pela Vida estava manchada perante a opinião pública, depois de encadear resultados memoráveis. Entre 2008 e 2013 havia conseguido reduzir em 35,5% o número de homicídios em Pernambuco. Esse virtuoso desenlace ganharia projeção internacional que culminaria com a premiação do programa pela ONU na categoria Melhoria na entrega dos Serviços Públicos.

Agora o governo do Estado está virando o jogo, conforme os últimos dados que apresentam os melhores resultados desde o início do programa. A curva redutiva vem seguindo uma trajetória descendente mês a mês. Dezembro foi o décimo terceiro mês consecutivo de queda, encerrando 2018 com 23% menos homicídios do que 2017. E a seta continua caindo. Em janeiro, a redução da taxa de crimes letais intencionais (CVLIs) foi de 33% em relação ao mesmo período do ano passado.

Esses números não apenas sinalizam a mais contundente diminuição de homicídios desde a criação do programa, mas embute o corolário maior de ter havido menos 1 408 mortes nos últimos catorze meses em Pernambuco. Até então, a maior retração verificada de um ano para outro havia sido entre 2009 e 2010 com o recuo de 12,6% da taxa de CVLIs. As estatísticas evidenciam o acerto das ações de segurança pública na administração do governador Paulo Câmara. Ele aumentou o efetivo das forças de segurança do Estado com a nomeação de 1.324 policiais militares e mais 1.214 agentes da polícia civil e científica.

Além de ampliar o efetivo, outros atributos arrogam o êxito do programa: o enfrentamento da criminalidade com coragem e inteligência. Na contrarregra do heroísmo dos policiais que se encontram na linha de frente, uma equipe de gestores governamentais analisa e interpreta dados valiosos na prevenção de delitos e, sobretudo, para evitar que cidadãos inocentes acabem vítimas da violência. Eis aí a grandeza que reveste o Pacto pela Vida.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.