Mercado em expansão para controllers

Andréa Cortez
Jornalista

Publicado em: 29/12/2018 03:00 Atualizado em: 29/12/2018 06:05

As perspectivas para cenário econômico no próximo ano, impulsionadas pelas mudanças políticas no Brasil, chamam a atenção para a importância do profissional de controladoria, os controllers, dentro das empresas. Forte no Sul e Sudeste do país, a área começou a ganhar força na região Nordeste nos últimos anos. Podemos observar esse movimento com o aumento da oferta de cursos universitários, de programas de pós-graduação e de cursos de formação.

Apesar de ser uma atividade recente, da década de 70, falamos de uma área consolidada no Sul e Sudeste do Brasil, sobretudo, por conta da maior concentração de multinacionais e empresas familiares de grande porte que já entendem a importância de um profissional que analise a empresa como um todo e de forma estratégica.

No Nordeste, o mercado tende a crescer de forma mais acelerada nos próximos anos, sobretudo, em função da necessidade de profissionalização das empresas que ainda não têm essa área estruturada. Hoje, toda multinacional tem um setor de controladoria. E muitas empresas, que almejam crescimento, já percebem que a competitividade demanda a expertise de um controller para construir esse processo.

A visão sistêmica é o principal diferencial do profissional de controladoria, que vai além da elaboração de relatórios, os quais, muitas vezes, não conversam entre si. Esses dados, na verdade, são o subsídio do profissional para uma análise profunda da empresa, que irá permitir ao controller munir as lideranças de informações relevantes. Por isso, é preciso que o setor seja encarado como uma área diferenciada da empresa.

Existe uma forte tendência de as empresas acreditarem que os administradores, contadores e financeiros podem atuar como controllers. Mas, é preciso entender que esses profissionais já têm atividades próprias e não têm condições de fazer o trabalho da controladoria. Além da parte administrativa, a atividade do controller tem uma parte conceitual. É preciso ter um perfil bem definido para atuar e não ter apenas capacidade técnica para a atividade.

Os cursos de formação de controller garantem a formação técnica, que o profissional vai precisar. Planejamento estratégico, orçamento, resultado gerencial e análise de dados e indicadores são algumas das principais atividades dos profissionais de controladoria. Quem desejar seguir carreira em controladoria deve ser uma pessoa proativa, crítica e se relacionar bem.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.