A inclusão digital

Paulo José Barbosa
Diretor do Movimento Pró-Criança

Publicado em: 29/12/2018 03:00 Atualizado em: 29/12/2018 06:04

Em outubro de 2013, apoiado por algumas instituições, como Ministério da Ciência e Tecnologia, Inovações e Comunicações, a Faculdade Marista, o SEBRAE e empresas locais, o Movimento Pró-Criança lançou um projeto para realizar cursos de informática e recondicionamento de computadores em desuso. Tal projeto viria a se enquadrar nos dados do Relatório Mundial da Infância (2017), apresentado pela UNICEF, onde mostra que cerca de 340 milhões de pessoas com idade até 18 anos não têm acesso ao mundo digital. O referido Projeto, hoje intitulado NID – Núcleo de Inclusão Digital, além das atividades iniciais já citadas inclui ainda cursos de Design Gráfico e Robótica.

A consolidação desse trabalho tem sido demonstrada pelo sucesso dos beneficiados, atuando em várias empresas de Pernambuco e de outros estados da Região, e dos convites que esse Núcleo tem recebido para participar de vários eventos, inclusive, na preparação de pessoal de instituições públicas e privadas, a exemplo do Instituto Federal de Educação de Floresta-PE.

Nestes 5 anos, o NID já atendeu a cerca de 2.500 crianças, adolescentes e jovens da Região Metropolitana do Recife, sendo considerado um projeto de referência no estado, oferecendo oportunidades aos seus beneficiários, para melhor competir em um mercado de trabalho cada vez mais exigente com os novos profissionais que deverão ser contratados.

Nos últimos 3 anos o NID aumentou sua capacidade de atendimento, resultando em mais encaminhamentos de beneficiários ao mercado de trabalho.  Efetivamente, neste período, foram capacitados 80 beneficiários para concorrer às vagas nos diversos segmentos interessados. Além disso, o NID oferece gratuitamente computadores recondicionados às entidades interessadas, inclusive capacitando os seus monitores para atuarem como agentes multiplicadores.

Por conta do trabalho realizado pelo NID, o Movimento Pró-Criança foi premiado pelo Instituto Viva Cidadania entidade ligada à Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil, cujo objetivo é premiar e divulgar projetos que promovam a superação das dificuldades enfrentadas por comunidades carentes. Neste evento, realizado no dia 19 de setembro último, em Brasília, concorreram 67 instituições de todo Brasil, tendo o projeto do NID se classificado, em 3º lugar, entre os 10 selecionados.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.