A genialidade de transformar a educação

João Paulo S. de Siqueira
Advogado, professor. Mestre em Consumo e Desenvolvimento Social. Doutorando em Direito Civil. Membro da Academia Brasileira de Direito Civil.
jpssiqueira@yahoo.com.br

Publicado em: 28/12/2018 03:00 Atualizado em: 28/12/2018 09:48

A educação é o instrumento fundamental na construção de uma sociedade mais próspera. O ensino básico tem a missão de acolher as crianças e prestar-lhes direcionamento e desenvolvimento de aptidões. Mas o foco deste artigo é tratar da educação superior, que traz consigo um projeto distinto, o de transformar a vida e o horizonte dos jovens, oferecendo-lhes novas perspectivas.

O artigo 6º da Constituição Federal elenca a educação como um Direito Social, então não poderia o ensino superior ser elitista e estar tão distante da grande maioria da população. Era fundamental que a educação assumisse seu papel transformador e sua função social.

Mas uma missão tão grandiosa não poderia estar somente a cargo do poder público, é preciso que a sociedade civil também assuma a responsabilidade de construir melhores paradigmas aos seus jovens, e esse processo se concretiza através de pessoas visionárias, que têm o dom de transformar a sociedade.

E nós brasileiros, nordestinos, pernambucanos temos a honra de termos um homem que promoveu e promove uma revolução na educação nacional. Trato de José Janguiê Bezerra Diniz, fundador do Grupo Ser Educacional, um dos maiores conglomerados educacionais do Brasil, que possibilitou a universalização do ensino superior em nosso país.

Um ser que traz uma história de vida grandiosa, de superação, obstinação e crença absoluta num futuro melhor. Acadêmico, jurista, escritor, homem público, empresário, empreendedor e educador, na acepção mais ampla do termo. Uma referência, um exemplo e um orgulho a todos nós brasileiros e sobretudo nordestinos.

O Grupo Ser Educacional, fundado e presidido por ele, é formado por inúmeras instituições espalhadas pelo Brasil que possibilitam a milhões de brasileiros a oportunidade de acesso a um ensino de qualidade. E o embrião desse império foi a Faculdade Maurício de Nassau, que hoje cresceu e tornou-se Uninassau, regida por esse gênio da educação.


Inequivocamente é a Instituição de Ensino Particular mais lembrada, admirada e respeitada em nosso estado, pois já nasceu moderna e não perde o dom de se reinventar. Foi pioneira na oferta de cursos a distância, interiorizou e expandiu o ensino com unidades em diversas regiões carentes, atingiu conceitos máximos do Ministério da Educação, através de suas graduações presta serviços gratuitos e de qualidade à população, assumindo assim sua responsabilidade social.

Alcançou que, juntamente com a educação, o esporte e a cultura formam o tripé fundamental na construção de melhorias efetivas em nossa sociedade, e através de suas instituições é um incentivador e patrocinador de ações esportivas e culturais. Andar por Pernambuco, é ver a todo momento a marca Uninassau, isso é ser grande e ser presente na vida de todos.

Toda essa trajetória vitoriosa foi trilhada ao lado de sua esposa Sandra, uma mulher igualmente empreendedora e crente na educação como caminho de vida. Como os sonhos não devem ser sonhados sozinhos, a educação brasileira agradece a você, Janguiê, por sonhar e realizar seus sonhos junto com os brasileiros.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.