Um pouco de mim

Giovanni Mastroianni
Advogado, administrador e jornalista

Publicado em: 22/12/2018 03:00 Atualizado em: 22/12/2018 22:08

Muitos hão de julgar um contrassenso haver divulgado pela imprensa os motivos pelos quais não editava um livro e, quando menos se espera, recebem, neste final de ano, não um livro, propriamente dito, mas um simples opúsculo de apenas 150 páginas, em que foi descrita parte de minha atribulada vida, tanto assim que recebeu a denominação de “Um pouco de mim”. Por mais paradoxal que possa parecer, não chega a se constituir em um despautério, pois a insistência de amigos e familiares foi grande e prevaleceu, a tal ponto de praticamente assumirem a responsabilidade de aproveitamento de fatos que narrei no passado e inserirem no opúsculo, que considero, apenas, como uma pequena obra, embora não seja, simplesmente, um folhetim. Se por um lado o imortal José Paulo Cavalcanti Filho, quase que, diariamente, cobrava-me a publicação de um livro, minha filha Gianna, apesar dos afazeres de médica e livre-docente, na Universidade Federal de São Paulo, assumia, inteiramente, a responsabilidade de edição, por conta própria. Foi assim que, surgiu o opúsculo.

Agora, reluto em não querer programar um lançamento oficial, como os escritores, normalmente, fazem, optando em distribuí-lo com os parentes e amigos. Também, não almejando fins lucrativos, ofereci grande parte dos exemplares ao cirurgião Cláudio Lacerda para que exponha à venda os fascículos doados na Associação Brasileira de Portadores de Hepatite - ABPH -, com renda integral para aquela benemérita instituição, que dispõe de uma lojinha em uma das dependências do Hospital Escola Oswaldo Cruz.

“Um pouco de mim” está distribuído em 34 capítulos, com prefácio do professor Darley de Lima Ferreira, autor de famosos livros; sobrecapa da pós doutora  Dayse de Vasconcelos Mayer; posfácio do escritor e poeta André Caldas Cervinskis e contracapa da mestra e doutora Gianna Mastroianni Kirsztajn, autora de diversos livros de medicina editados em São Paulo. Além da apresentação deste autor, fatos pitorescos de minha vida, com alguns segredos agora revelados, bem como alguns dos melhores artigos publicados na imprensa de Caruaru e da capital ao longo de 50 anos foram transladados, além de fotos de notórias personalidades, em entrevistas realizadas na televisão.

Conforme acentua a sabedoria popular “um  homem só tem uma vida completa quando planta uma árvore, escreve um livro e tem um filho”. Se a modesta obra literária, que agora divulgo, por uma questão de benevolência dos leitores, for considerada um livro, terei cumprido meu papel na terra. Caso contrário, ainda estarei devendo essa dívida.    

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.