Nosso Náutico nos Aflitos

Gustavo Ventura
Presidente do Conselho Deliberativo do Clube Náutico Capibaribe

Publicado em: 15/12/2018 03:00 Atualizado em: 15/12/2018 10:30

Esse dia 16 de dezembro de 2018 representa, para todos os alvirrubros, um dia feliz. Simples assim. É o dia de se reencontrar com um senhor de cem anos, o velho (novo!) Estádio Eládio de Barros Carvalho, nosso Aflitos, nossa casa.

Me lembro de quando recebi a notícia de que o Náutico não iria mais lá jogar. Me deu uma grande tristeza. Iríamos jogar na moderna Arena Pernambuco, estádio de copa do mundo etc. Na época muitos aplaudiram, era a modernidade... Enfim, o tempo mostrou que foi um erro. Não tínhamos porque abandonar a nossa identidade.

Nos “mudamos” em 2013, no começo a “novidade” agradou a muitos. Nos anos de 2014 e 2015 tivemos a oportunidade de acompanhar o relacionamento do Náutico e de sua torcida com a Arena. Definitivamente, não era para nós... Em 2016, o Náutico foi notificado pela Arena que o contrato estaria, unilateralmente, rompido e que as condições, que ao menos financeiramente eram favoráveis, deixavam de existir. Ou seja, levamos um “se vira”, mas era a nossa chance de buscar o nosso retorno aos Aflitos! Um compromisso nosso e do Conselho Deliberativo.

É verdade que, naquele momento, não havia um consenso no clube quanto ao retorno aos Aflitos. Foi então que o torcedor “decidiu” levar o Náutico de volta. No dia 12/07/2016 fizemos o “Fórum Aberto do Náutico”, onde os torcedores e associados puderam externar o seu apoio ao retorno ao velho Eládio. Naquele dia, todos que lá estavam sabiam que os alvirrubros queriam voltar para casa. Assim, tomamos a decisão de “formalizar” esse desejo. Convocamos uma assembléia geral de sócios no dia 27/08/2016, para saber se os associados queriam retornar aos Aflitos. O resultado foi 194 votos a favor e dois contra. Precisa dizer algo mais?

Montamos com o eterno ídolo e então presidente Ivan Brondi a comissão paritária entre o Conselho e o Executivo. Não foi fácil no princípio, sem recursos e com várias dificuldades... Em 2017, no curto período em que estivemos à frente do executivo do clube, nos foi proposto pelo conselheiro Raphael Gazzaneo uma alternativa que mudou, radicalmente, os rumos da obra: um grande alvirrubro – que prefere o anonimato - gostaria de investir na requalificação dos Aflitos! O jurídico do CNC analisou, o Conselho aprovou, e nós assinamos o contrato no final de 2017. Finalmente, o compromisso da Comissão de Reforma iria se concretizar, não seria meramente um retorno, mas seria possível termos um “novo” estádio, mais moderno e confortável. Nesse momento, o presidente Edno Mello e Diógenes Braga já estavam engajados nesse objetivo.

Tínhamos o objetivo de jogarmos nos Aflitos, ao menos o campeonato brasileiro em 2018. Não deu, pois o fluxo dos recursos foi insuficiente, especialmente com o compromisso de manter as despesas correntes em dia. Ao longo desse ano, vimos nascer um novo e moderno campo de jogo, novo e ampliado setor de cadeiras, a colocação do alambrado de vidro, a melhoria significativa da iluminação e nos acessos às arquibancadas, melhoria dos vestiários, na drenagem em torno do estádio, enfim um novo Eládio, graças ao empenho do presidente Edno Mello e da sua diretoria, mas não só. Trata-se de uma obra coletiva, fundada na vontade e no trabalho de muitos alvirrubros, associados, dirigentes e ex-dirigentes. Todas as gerações de alvirrubros e de várias correntes, se engajaram, trabalharam e financiaram a reforma.

Os membros da Comissão de Reforma, Luis Felipe, Marcio Borba, Ivan Rocha, Eduardo Carvalho, Roberto Andrade, Bruno Becker, Paulo Sarubbi, Jorge Barbosa, Alexandre Carneiro, Ricardo Mello, Leonardo Siebra e Leonardo Lemos foram essenciais ao encararem os momentos de incertezas e dificuldades sem perderem a motivação.

Ao arquiteto Múcio Jucá, ao engenheiro Gustavo Leite, ao agrônomo Peter, e ao VP do CT Moacir Pereira, a nossa gratidão por todo o esforço. A atenção que recebemos do prefeito do Recife Geraldo Julio e da sua equipe, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar foram, igualmente, fundamentais. A todas as empresas parceiras e os seus funcionários que compreenderam os nossos desafios e limitações, muito obrigado!

O Náutico em sua casa, unido, organizado e ciente dos seus desafios, são razões para termos esperança em um futuro promissor, com conquistas e avanços.

Sean bienvenidos amigos de Newell’s Old Boys! Alvirrubros, hoje é dia de comemorar! Amém, estamos de volta!

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.