Recife-Olinda: fantástico potencial

Mauro Ferreira Lima
Professor da UPE

Publicado em: 29/11/2018 03:00 Atualizado em: 29/11/2018 11:44

É um privilégio para o Recife, cidade de singular importância histórica para o Brasil, ser geminada a Olinda, cidade semelhante em relevância que ostenta o cobiçado título de patrimônio cultural da humanidade. Tal condição não lhe assegura recursos para a preservação de seu patrimônio, mas lhe acrescenta um formidável apelo publicitário para atratividade turística. Isso ainda não foi devidamente assimilado nem percebido pelas instâncias governamentais dos dois municípios, nem mesmo pelo Estado.

O potencial deste conjunto histórico-urbano para o incremento acelerado de visitantes é inconteste, diferenciado e fantástico. Face a desinformacao generalizada dos brasileiros, muito provavelmente a grande maioria não tem conhecimento de que Olinda está a 4 km do Derby! As duas cidades com quase 500 anos de existência, com um acervo cultural que envolve suas arquiteturas, história, gastronomia e folclore constituem um conjunto cultural e histórico-urbano raro só existente em poucos locais do mundo.

Mesmo com estes atributos tão especiais, não tem sido alvo de massiva divulgação para transformá-lo em um “produto” capaz de gerar mais emprego e renda para as duas cidades e seus entornos. A ausência de ações promocionais desse conjunto histórico-cultural representa algo lamentável!

Desperdiça-se o potencial desse conturbado contexto não o inserindo num plano robusto de divulgação. Isto poderia gerar efeitos concretos nas economias das duas cidades o ano inteiro. Como conseqüência, tenderia a reverberar em todo o estado, de Petrolina até a frente atlântica de águas citada no importantíssimo Projeto Recife-Olinda , inspirador da proposta aqui descrita. Tal projeto, concebido a partir de 2006, com a participação do Ministério das Cidades, Porto Digital, prefeituras das duas cidades e da empresa pública portuguesa Parque Expo, pretendia valorizar o acervo urbano-cultural das duas cidades, numa extensão de 8 km mas não aconteceu até o presente. Suas etapas seriam concluídas em ate 20 anos. Está engavetado.

Mesmo enfrentando esta realidade de desatenção e descaso, se houver interesses de instituições como Fecomércio, RCVB, ABAV, ABIH, Abrajet e outras deste segmento turistico-cultural, ainda pode ser possível superar as inúmeras barreiras e “trabalhar” um dos aspectos do ambicioso “Projeto Recife-Olinda”: o reforço cultural de traços das duas cidades.

Por onde começar? Já seria um primeiro e importante passo na direção da promoção das duas cidades, se fosse pinçado um dos seus eventos mais marcantes de cada ano: o carnaval. Poderia se seguir o caminho de “unificar” as duas macrofestas isoladas e promovê-las como “um só produto” completo e acabado com altíssimo poder de atratividade e “venda” em múltiplos mercados, do regional ao nacional até ao mercado continental.

Por esse caminho, da união das instituições, seria constituída e trabalhada a marca Circuito Recife-Olinda, uma unificação dos grandes eventos que acontecem nas duas cidades durante o carnaval incluindo os períodos pré e pós-festejos. A programação seria consolidada neste marca única que seria divulgada, com a devida antecipação, nas melhores mídias digitais atuais e nos melhores espaços da mídia tradicional, Evidente que para isto teria que haver uma competente arregimentação de patrocínios. A visibilidade disso seria fantástica. Por este caminho, Pernambuco, com o Circuito Recife-Olinda teria como competir com a eficiente Bahia, na promoção nacional do carnaval de “circuitos” de Salvador.

Isto é algo entusiasmante que pode ser racionalmente executado, desde que haja decisão de “fazer”. Para tal, se faz necessário demonstrar ao poder público das três esferas citadas, que o setor privado aprova, avaliza tal iniciativa e entende que há que ser superado o amadorismo no tratamento da divulgação do carnaval das duas cidades. Superando-se o isolacionismo e transformando-se os eventos de Recife e Olinda num projeto único, Pernambuco só teria a ganhar em visibilidade e atratividade de novos fluxos turísticos, até para o ano inteiro.

Como cidadão, proponho-me a ajudar e a juntar estas instituições para conjuntamente agir em prol do Estado!

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