Leitores debatem obras literárias lidas e com amor

Raimundo Carrero, escritor e jornalista

Publicado em: 26/11/2018 03:00 Atualizado em: 26/11/2018 11:05

Foi uma tarde de festas  no sábado, 23, quando 16 clubes de leitores do Recife e área metropolitana se reuniram na Biblioteca Pública Estadual para debater comigo a minha primeira novela  A História de Bernarda Soledade, nesta bela edições da Bagaço. Muitas inquietações e muitas perguntas sobre esta personagem que embala meus sonhos de escritor há mais de cinquenta anos,

O que é mais importante, porém, é que se comprova de forma veemente que brasileiros, em geral, e pernambucanos, em particular, continuam lendo muito e que não passa de lenda essa história de que temos uma geração de iletrados.

Ocorre que no Brasil os opositores do Governo batem e batem muito no povo, de forma até intensamente agressiva , justificando ponto de vista adverso. Os jovens, então, pagam muito caro com acusações na maioria das vezes desmioladas.

Os jovens, em geral, não são culpados de nada. Até porque são jovens. Os erros atribuídos a eles são nossos. Pelo óbvio. Estes jovens vivem no mundo que nós adultos criamos. Já encontraram a coisa feita, como se diz por aí. Tropeçam nas nossas invenções. Cumprem ou descumprem. E depois, incrível, são eles os culpados.

Estão lendo tudo, e nós nem sabemos. Preferimos culpar o Governo e continuamos de olhos fechados. No sábado, participaram dos debates com notável capacidade. A organizadora,  professora Evaneide da Silva Oliveira, teve o cuidado de colocar na mesa os professores Rafael Monteiro – com mestrado na minha obra, destacando a loucura – e Iedo Paes,- competente e extremamente correto na reflexão – e a psicóloga Rosário, sempre interrompida mas com um conteúdo brilhante. Ao final, um questionamento da obra que ainda permanece obscuro.

Lançamento
Minha querida Luzilá Gonçalves Ferreira lança mais um romance: Um murmúrio de rosas. A certeza de uma grande escritora que nós reverenciamos com todas as forças. E que se consagra pela imensa qualidade de sua obra. Escreverei sobre o livro logo porque ainda não tenho o exemplar. Por enquanto faço apenas o registro de admiração.

Por enquanto faço o registro com a convicção de que estão nascendo fortes e belas personagens.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.