Carta Brasil: Políticas macroeconômicas

Alexandre Rands Barros
Economista, PhD pela Universidade de Illinois e presidente do Diario de Pernambuco

Publicado em: 24/11/2018 03:00 Atualizado em: 25/11/2018 21:06

Segundo a Carta Brasil, a economia brasileira possui dois principais desafios macroeconômicos: ajuste fiscal de 5% do PIB, o que é bastante elevado, e enfrentar uma agenda de produtividade, pois essa tem crescido muito pouco no Brasil nos últimos anos (0,4% ao ano, em média). Nesse contexto, as preocupações são com a estrutura do funcionamento da economia, não com o momento específico, de curto prazo. Argumenta-se que o país precisa de mudanças institucionais estruturais para poder superar esses desafios e possuir uma política macroeconômica mais eficiente. Diante disso, propõe-se quatro principais diretrizes de mudanças na condução das políticas macroeconômicas. A primeira delas é a independência do Banco Central, algo que já deve ser conduzido pela equipe econômica do próximo presidente. A segunda é o ajuste fiscal, que deve contar com uma série de medidas, entre elas a reforma da previdência, privatizações de empresas deficitárias, a flexibilização da estabilidade do funcionalismo público e a desvinculação de qualquer despesa ao salário mínimo, ao PIB, ou qualquer outro indexador, e eliminação dos níveis mínimos obrigatórios de gasto em todos os níveis de governo. As duas primeira fazem parte das metas do próximo governo.

A terceira é a reforma tributária, que visa corrigir uma série de distorções alocativas, além da regressividade e falta de equidade; desincentivo ao trabalho formal; baixa atratividade do Brasil como polo de investimento; cumulatividade dos tributos indiretos, resultando na oneração dos investimentos e das exportações; elevado custo de conformidade, induzindo muitas empresas a estarem sujeitas a multas excessivas; alto grau de litígio, gerando insegurança jurídica; estímulo a um modelo federativo fratricida, caracterizado por um elevado nível de tensão entre os entes federados. Entre as várias propostas para superar esses problemas encontram-se algumas que buscam reduzir os encargos trabalhistas e o maior equilíbrio nas tributações ao lucro empresarial e imposto de renda das pessoas físicas. Também merece destaque as restrições propostas às simplificações tributárias, porque elas criam incentivos inadequados para as empresas gerarem caixa dois e à pejotização de profissionais de maior remuneração.

A quarta diretriz aponta para reformas nas regras que definem o comércio exterior do país. Basicamente defende-se sua maior liberalização, o que implica no fim dos acordos com outros países que sejam restritivos demais e da proteção a setores específicos. Isso não quer dizer que não se defenda a participação em acordos com grupos de países. Ao contrário, argumenta-se que eles devem ser feitos, mas vários deles, envolvendo muitos países e principalmente economias dinâmicas e que forcem a nossa competitividade. Além disso, defende-se que se busque reduzir as tarifas de importações para integrar mais o país nas cadeias de valor internacionais e reduzir a priorização setorial, que geralmente é definida a partir de interesses corporativos específicos, prejudicando todos os demais brasileiros.

Numa análise dessas medidas, percebe-se que a tônica na macroeconomia é razoavelmente liberal, mas sempre buscando a maior equidade social - reduzindo privilégios de funcionários públicos de alta remuneração, por exemplo - e a valorização da competição entre os agentes privados com vistas a beneficiar os consumidores. Busca-se também reduzir os incentivos aos devaneios intervencionistas de políticos que muitas vezes geram corrupção e instabilidade macroeconômica. Ou seja, busca-se fazer com que o estado não atrapalhe tanto os agentes privados na geração de crescimento econômico, numa clara visão de que as forças de mercado têm um papel grande na geração do desenvolvimento brasileiro.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.