Os 40 anos de Suape

Antonio Mario de Abreu Pinto
Secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco

Publicado em: 22/11/2018 03:00 Atualizado em: 22/11/2018 17:47

O Complexo Industrial Portuário de Suape, situado entre os municípios do Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca, no litoral Sul de Pernambuco, está comemorando os seus 40 anos, completados no dia 7 deste mês.  Há quatro décadas, com a força de vontade, o trabalho e a garra do nosso povo, o complexo, instalado numa área de 13,5 mil hectares, deixava de ser uma quimera para se transformar no maior equipamento de desenvolvimento do Estado.

Muitos foram os governos que se empenharam para construir o que Suape é atualmente, começando pela administração do governador Eraldo Gueiros Leite até chegar aos dias de hoje. Uns não acreditavam que Suape chegaria tão longe, mas outros não mediram esforços para transformar o complexo industrial portuário em um dos mais estratégicos e importantes para a economia do Brasil.

Os números de Suape falam por si. Suape já recebeu mais de R$ 50 bilhões em investimentos privados, movimenta 23,8 milhões de toneladas de cargas e mais de 80 mil veículos, a maior movimentação do Norte e Nordeste. Tem 100 empresas nacionais e multinacionais em operação ou instalação. Ocupa o primeiro lugar em cabotagem entre portos públicos do país e dispõe de 785 mil m2 de área alfandegada.

Mas não param por aí. O porto conta com 13 berços de atracação, quase 2 mil metros de linha de cais e possui até 20 metros de profundidade, o que permite a movimentação de grandes navios. É importante destacar que a administração sempre se preocupou muito com o meio ambiente. Por isso, 59% da área de Suape está destinada à preservação ambiental.

Por todos esses números, Suape chama a atenção do Brasil e de muitos estrangeiros que aqui procuram investir. Com o seu permanente crescimento e expansão, diversos especialistas no assunto acreditam que o complexo se Suape será o grande “hub port” da América do Sul, atraindo grandes operadores e armadores mundiais de linhas regulares de navios.

Muita coisa já foi feita e muito mais ainda haverá de ser realizado nas próximas décadas. Vontade, coragem e competência não vão faltar, como nunca faltaram, aos pernambucanos que lutam pelo desenvolvimento econômico e social do nosso estado. Agora, mais um desafio é necessário para a complementação da Ferrovia Transnordestina o mais rápido possível, pois não podemos esperar a sua conclusão em 2027, como foi anunciado recentemente. Essa é uma lide que deve unir todo o Nordeste.

De parabéns está Suape, assim como todos aqueles que, de uma forma ou de outra, contribuíram para que esse grande polo de desenvolvimento alcançasse todo esse sucesso nesses 40 anos.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.