Procon Recife mais perto da população II

José Neves Filho
Secretário executivo do Procon Recife
opiniao.pe@diariodepernambuco.com.br

Publicado em: 16/11/2018 09:00 Atualizado em: 16/11/2018 13:52

Tendo em vista o cenário de crise financeira que o país enfrenta, muitos consumidores estão endividados. Encontramos desde consumidores que tiveram uma redução brusca em sua renda familiar, e com isso não conseguiram ajustar as contas ao ganho mensal, assim como aqueles que inesperadamente sofreram um desemprego, sem falar ainda dos que consomem exacerbadamente, o que independe de classe social ou econômica. E é por isso que o ProconRecife está a postos para servir o cidadão e já prepara mais um mutirão de endividados para esse fim de novembro. 

As dívidas fazem o indivíduo entrar na chamada bola de neve da qual não consegue se livrar tão facilmente. Para quitar um empréstimo ou parcela de um financiamento, se recorre a outro empréstimo. E quanto ao cartão de crédito, muitas vezes o consumidor opta em pagar o valor mínimo da fatura, até chegar um momento em que atingindo-se o limite não será mais possível realizar novas compras, quando é necessário quitar ou parcelar o valor total do débito. Contudo, o valor que se devia inicialmente não é mais o mesmo, os juros são altos, aliás, os juros do cartão de crédito são os maiores do mercado. E se o consumidor não tinha condições de quitar o débito inicialmente, o que dizer quando o valor inicial soma-se aos juros e as multas? A conta é lógica, se o consumidor não teve um aumento da renda familiar, impossível quitar o débito. 

Eis que surge a necessidade de conscientização por parte das empresas credoras e o trabalho realizado pelo Procon Recife no sentido de ajudar consumidores a quitarem os seus débitos. Apesar de o credor não ser obrigado legalmente a parcelar o débito ou oferecer descontos em juros e multa, é necessário ter a sensibilidade no sentido de oferecer uma condição diferenciada para o consumidor, do contrário, este não terá como quitá-lo. 

O problema maior reside no fato de que nem sempre o fornecedor tem essa sensibilidade, necessitando da intervenção do Procon para a realização do acordo. Por isso, todos os anos o ProconRecife tem feito os Mutirões de Endividados. Os mutirões são realizados pelo órgão em parceria com os bancos e instituições financeiras, telefonias, concessionárias e a Prefeitura do Recife presente para negociar débitos do IPTU e ISS. 

Importante salientar que a Prefeitura do Recife tem dado incentivos para a proteção e defesa dos direitos dos consumidores, tanto que inaugurou duas novas unidades de atendimento do Procon Recife, uma em cada Compaz, um feito inédito já que desde a sua criação o órgão contava apenas com a sua sede. Além disso, tem apoiado os Mutirões de Endividados, tendo em vista as benfeitorias realizadas na vida das pessoas, esse é um compromisso do nosso prefeito Geraldo Julio, que se engaja a projetos sociais. Os próprios Compaz são exemplo disso, e o Procon Recife se enquadra dentro deste contexto, assim como outros órgãos contribui para os serviços que são prestados no equipamento de grande utilidade pública. 

O próximo Mutirão de Endividados ocorrerá no Compaz Governador Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha, e objetiva atender a duas mil pessoas no período de 20 a 23 de novembro de 2018, das 9h às 14h. 

Esses mutirões são de extrema importância para os consumidores, pois no instante em que regularizam os seus débitos, não somente limpam o seu nome e recuperam crédito na praça, como resgatam a sua cidadania, sentindo-se incluídos de volta à sociedade. Consumidores endividados tendem a entrar em conflitos emocionais ao se perguntarem “o que eu fiz para chegar a tal ponto? Em que fui incapaz?” As dívidas muitas vezes contribuem para uma depressão, doenças nervosas, destroem casamentos, fazem o indivíduo querer se excluir da sociedade. 

O assunto endividamento tem sido um dos mais demandados no órgão que hoje não somente ajuda consumidores com questões que envolvam a compra de um produto que apresentou defeito, o cancelamento de uma cobrança indevida ou o cumprimento de uma obrigação, mas atende diariamente em suas unidades consumidores que desejam negociar débitos. Os mutirões são realizados tendo em vista a necessidade de chamar a atenção da sociedade para a causa. Uma coisa é certa, o consumidor está cada vez mais empoderado e ciente de seus direitos, isso explica o aumento da procura aos Procons. E o Procon Recife está preparado para atender essa demanda. 


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.