Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata

Giovanni Mastroianni
Advogado, administrador e jornalista

Publicado em: 15/11/2018 03:00 Atualizado em: 16/11/2018 13:47

Ao término da campanha “Outubro Rosa”, de advertência às mulheres para os perigos do câncer de mama, tiveram início, em todo país, renovadas ações públicas para o já cognominado “Novembro Azul”, de alerta aos homens, quando se aproximam dos 45 anos de idade.

Se antes os métodos empregados no combate ao câncer de próstata eram tão cruéis, com a extração, inclusive, dos testículos, a fim de impedir a produção de testosterona, administrando-se, também, hormônios femininos, método esse que proporcionava, na maioria das vezes, aos portadores de câncer, alívios prolongados com a regressão do mal, outros pacientes, menos afortunados, não resistiam ao avanço da doença.

Há algumas décadas, para melhor diagnosticar o câncer de próstata, passou-se a adotar o toque retal, conjugado com o exame de sangue, denominado PSA (sigla que se originou de Prostate Specific Antigens, que, em português, é também conhecido como “antígenos específicos da próstata”) e a ultrassonografia desse órgão. Somente através de tais exames, utilizados como testes de triagem, que se pode concluir pela necessidade de realização da biópsia dessa glândula, localizada nas proximidades do reto, que produz o líquido seminal.

Novembro foi escolhido como o mês oficial de conscientização sobre os problemas advindos em virtude do surgimento do câncer de próstata. Dia 17 é a data consagrada como o “Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata”.

Nos dias atuais, além do tratamento cirúrgico, com a retirada da próstata, também são utilizados outros processos de tratamento, como radioterapia, que consiste na incidência de raios direcionados ao tumor em foco, sem o perigo de invasão aos tecidos próximos, método que pode ser combinado com a quimioterapia ou mesmo outros recursos.

O especialista indicado para consultas direcionadas aos homens é, em geral, o urologista, facultativo que cuida de doenças do sistema urinário e, também, do sistema reprodutor masculino.

Assim, ainda é tempo para aqueles que atingiram a idade recomendada que se submetam aos testes de triagem  descritos, pois está comprovado que eles salvam vidas.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.