Investimentos em energia

Antonio Mario de Abreu Pinto
Secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco

Publicado em: 14/11/2018 03:00 Atualizado em: 14/11/2018 06:11

Nenhum desenvolvimento será possível se não houver uma boa oferta de energia elétrica. Assim, o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, está viabilizando com a Celpe a construção de cinco subestações transformadoras de energia elétrica em várias regiões do Estado. Também está providenciando um novo alimentador de média tensão para beneficiar o desenvolvimento do polo de confecções de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste.

Nessas obras, estão sendo investidos R$ 31.552.333,49. Elas estão sendo feitas como prevê o protocolo de utilização da cláusula de obrigações especiais do contrato de compra e venda de ações da Celpe, que foi firmado 2000 como Governo de Pernambuco. As obras devem ser concluídas até o início de 2020.

As subestações de 69/13,8kV vão ser construídas no Recife (SE Pau Ferro), em Goiana (SE Tejucupapo), em Ipojuca (SE Nossa Senhora do Ó), na Zona da Mata, e em Petrolina e Tacaratu, no Sertão.

O objetivo maior é fornecer energia de melhor qualidade e aumentar a oferta para indústrias, comércio e residências. Quanto ao sistema alimentador de 13,8 kV de Santa Cruz do Capibaribe, ele terá 4,5 km de extensão, e sua finalidade principal é beneficiar o desenvolvimento do polo de confecção daquela região.

Essas obras são mesmo muito importantes para fornecer energia de boa qualidade aos consumidores residenciais e empresas e, assim, fomentar o desenvolvimento de todas as regiões do Estado.

O trabalho em parceria com a Celpe está viabilizando a implantação de obras para incentivar um maior crescimento das diversas regiões do Estado. Diversas outras obras na área de energia também já se encontram em fase de execução.

Citamos como exemplos a transformação de 140 km de redes monofásicas em trifásicas no interior e a construção da linha de transmissão Bom Nome/ Carnaubeira da Penha, com 49 km em 138kV, que vai propiciar a conexão de usinas de geração solar de grande porte que vêm sendo instaladas no Sertão pernambucano. Investimentos como esses são fundamentais para o surgimento de empresas e a geração de empregos.

Outra ação relevante é a implantação do sistema de suprimento de energia, em 230 kV, do parque industrial da FCA (Fiat Chrysler), em Goiana. Já está sendo implantada uma linha de transmissão de 32 km, com uma subestação de 230 kV e outra subestação transformadora de 230 kV/13,8 kV que, entre outros benefícios, permitirá à FCA ampliar a sua produção. Nesse projeto, que deve ser concluído em 16 meses, estão sendo investidos cerca de R$ 84 milhões.

Como se pode ver, o Governo de Pernambuco tem trabalhado bastante para executar obras estruturadoras importantes em todos os setores, promover o desenvolvimento econômico e social e oferecer uma qualidade de vida melhor à população.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.