Nantes e Recife: união luminosa

Leonardo Anacleto Ramos
Coordenador da UNEE e Engenheiro Eletricista

Publicado em: 07/11/2018 03:00 Atualizado em: 07/11/2018 09:28

A cidade de Nantes, localizada a quase 400quilômetros de Paris, configura-se numa das seis principais cidades da França. Com seus muitos atrativos, há quem a considere cidade com mais qualidade de vida na Europa. Muitos são os motivos para isso, entre eles o tratamento estratégico para a questão da iluminação pública, que contribuiu para que a população – moradores e turistas – ocupe e viva a cidade.

Composta de sete polos, a Nantes Metrópole possui hoje 94.678 pontos em seu parque luminotécnico. A partir de 2008 tomou a iniciativa de fazer seu diagnóstico e a partir dele montar uma estratégia para abordagem acerca da segurança e economia de energia que a preparou para atender à regulação europeia 245/2009. Em 2010, implementou a política técnica de concepção, manutenção e economia de energia baseada num pensamento moderno, com uma série de ações voltadas à eficiência com sustentabilidade.

Isso veio com agregado a um plano de manutenção e harmonização de operações de controle noturno, otimizando do consumo de eletricidade, questionando o uso da tranquilidade pública, conforto, valorização e biodiversidade da cidade.

Esse movimento trouxe resultados: a tranquilidade, a segurança pública, a valorização do patrimônio e da paisagem urbana formando os pilares que transformaram Nantes numa referência de que a iluminação pública interfere diretamente no desenvolvimento de uma cidade.

Reduziu custos, modernizou e eficientizou seu parque luminotécnico e aumentou de forma consciente o consumo e, devido à melhoria da qualidade,  alavancou o turismo, seguindo o bom exemplo de uma outra cidade francesa – Lyon - que ostenta o melhor exemplo de uma cidade que planejou há quase três décadas uma estratégia para torna-se uma cidade LUZ.

Pensar que isso somente ocorreu porque foi em outro país, em outra realidade social e econômica, é limitar a visão, fechar portas ao futuro. Se não caminharmos na busca de melhores oportunidades, o nosso Recife é que ficará estagnado.

Por isso, realizaremos hoje (7) e amanhã (8), a segunda edição do Seminário Internacional de Iluminação Pública do Recife, tendo como pilar fundamental, a troca de experiências com profissionais reconhecidos mundialmente.

Vamos nos unir para receber os bons exemplos das cidades francesas, ampliando essa simbiose com outros países, como a Alemanha, que fizeram da luz um elemento essencial para o desenvolvimento sustentável, impactando diretamente na melhoria da qualidade de vida de todos.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.