Vamos votar, juventude!

Dany Amorim
Jornalista, coach e sócia da Espalha Comunicação

Publicado em: 25/09/2018 03:00 Atualizado em: 25/09/2018 05:39

É aterrorizante ver tanta insegurança e desesperança por parte da população brasileira em relação à política, até porque vivemos em um país democrático, e em democracia o voto é a voz do povo. Mas há justificativas fortes para tanto sentimento negativo, pois a cada segundo, minuto e hora somos bombardeados com o mau uso da política, que é o instrumento que permite o cidadão conhecer seus direitos e deveres, e está tão corrompida. Mesmo com um quadro de descrédito, é bem verdade que é nítido, nem que seja ainda muito longe do ideal, a evolução crítica do eleitorado, que não está aceitando de goela abaixo tudo que o candidato vende. E isso já é um avanço na conquista de um futuro mais promissor e igualitário. Aí vem um papel de suma importância para que consigamos alcançar esse futuro, o papel do jovem eleitor, pois ele representa o “amanhã”.

O que pode levar um jovem de 16, 17 e 18 anos a votar é a consciência de que estará participando do destino do país. É importante que ele perceba que o seu voto representa bastante. Na minha opinião, os jovens estão cada vez mais interessados pela política no Brasil. Cada vez mais, eles buscam conhecimento e engajamento. Além disso, a juventude de hoje vê a política de outra forma que as antigas gerações. Eles se importam mais com causas políticas do que ideologias ou partidos. Que assim seja. Amém! Que cada vez mais, a juventude perceba que o descontentamento com os partidos do sistema atual só tem um caminho aceitável: a apresentação de propostas políticas alternativas que se traduzam em possíveis novos movimentos políticos.

Cabe lembrar que a abstenção não se traduz naturalmente em perda de direitos. Mas, também significa a demissão de uma escolha que é “essencial para todos” e a redução de legitimidade para depois “criticar as políticas públicas”. Vamos votar, juventude, na esperança da tentativa de escolhermos ainda o representante que enfrente este sistema tão corrupto. É isso que eu quero lutar. É isso que a nação brasileira merece vivenciar.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.