Descansar o cérebro para produzir mais e melhor

Rodolfo Cunha
Administrador, coordenador do Supera Ginástica Cerebral.

Publicado em: 22/09/2018 03:00 Atualizado em: 23/09/2018 08:14

Descansar nunca é perda de tempo. Estar ocupado o tempo todo nem sempre é sinal de produtividade, às vezes é ineficiência. Não precisa virar um bicho preguiça, porém, dê repouso ao seu cérebro. Pensar cansa... E cansa muito! 25% de toda energia que consumimos é direcionada para o cérebro. É muita coisa, uma vez que este ocupa apenas 2% do nosso corpo.

As partes que estão sempre ativas no cérebro são as que realmente se desgastam... é preciso fazer coisas diferentes e a neurociência explica o porquê. Nos períodos de descanso as redes neurais são reorganizadas. Quando estamos descansando, as áreas do cérebro ativadas são diferentes das áreas ativadas quando estamos trabalhando. Existe uma rede neural positiva chamada de “rede de controle executivo”, ativada quando estamos realizando uma tarefa e outra negativa “rede de processamento padrão”, que é ativada quando deixamos nosso cérebro descansar.

A rede negativa nos permite fazer associação de ideias soltas levando a momentos de genialidade. Conseguimos resolver nossos problemas mais complicados, porque estamos mais descansados e menos estressados. Então, se tiver a oportunidade, descanse.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.