Jovem quer empreender para virar patrão

Oswaldo Ramos
Diretor-superintendente do Sebrae em Pernambuco

Publicado em: 28/08/2018 03:00 Atualizado em: 28/08/2018 09:16

O empreendedorismo tem se mostrado uma ferramenta de desenvolvimento econômico e que se traduz no desejo de muitos brasileiros de mudar de vida por meio de um negócio próprio. E esse sonho está cada vez mais presente nos jovens. Cresceu no ano passado o número de empreendedores entre 18 e 34 anos que estão envolvidos na abertura da própria empresa. Já são 15,7 milhões de jovens que estão levantando informações para ter um negócio ou que já têm empresa com até três anos e meio de atividade, um aumento de 7%, na participação relativa, na comparação com 2016.

Os dados fazem parte do relatório executivo Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizado no Brasil pelo Sebrae em parceria com o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), em 2017. A pesquisa mostra que um em cada três adultos brasileiros, entre 18 e 64 anos, é empreendedor ou está envolvido na abertura do próprio negócio. Aumentou também, de 57% para 59%, o percentual de brasileiros que empreendem por oportunidade. O empreendedorismo no Brasil em 2017, de acordo com o relatório GEM, dos 27,4 milhões de Empreendedores Iniciais, 15,7 milhões estavam na faixa dos 18 a 34 anos, em 2017.

Pensando em aproveitar as oportunidades e o interesse do brasileiro em empreender é que o Sebrae/PE, no ano de 1992, criou a primeira Feira do Empreendedor, que rapidamente se transformou em um dos mais importantes eventos promovidos pelo Sistema Sebrae em todo o Brasil. Com o propósito de estimular a cultura empreendedora, disseminar as oportunidades de negócios e acesso as principais tendências e inovações, a Feira tem exercido importante papel no sentido de estimular o desenvolvimento socioeconômico do país, a partir da inclusão produtiva por meio do empreendedorismo, com forte impacto na geração de empregos e distribuição de renda.

Sob o tema “Inspiração: venha buscar a sua”, a Feira do Empreendedor, que acontece entre os dias 29 de agosto e 1º de setembro, apresenta uma programação intensa com cerca de 500 atividades simultâneas divididas em oito arenas temáticas. Ideias inovadoras, mercados do futuro, impacto social e oportunidades de negócios vão permear a feira que ocupará os mais de 9 mil m2 do Pavilhão do Centro de Convenções. A Feira tem como público alvo as pessoas que desejam começar um negócio próprio, mas também os empreendedores que desejam se inspirar para inovar dentro das suas atuais atividades. O evento foi redesenhado para abordar as questões mais pertinentes de nossa época e contexto social, envolvendo tecnologia e a sobrevivência dos negócios neste tempo marcado por transformações velozes.

Os ambientes que vão compor a feira vão promover a aproximação dos visitantes com conteúdos disruptivos e tendências de negócios, de forma a incentivar a inovação, a criatividade e despertar para a necessidade de mudanças. Com foco em tendências, inovação e empreendedorismo social, a feira trará novos elementos que possam instigar e estimular o público a buscar alternativas que o insira nessa nova realidade.

Também é uma excelente oportunidade para aqueles empresários que querem ampliar e/ou diversificar suas atividades. Serão expostas máquinas, equipamentos, acessórios, produtos e serviços necessários a implantar e desenvolver os pequenos negócios. Utilizando-se de tecnologia apropriadas pretende-se atender as expectativas dos visitantes com processos interativos de entrega de valor a partir das necessidades de informações para a tomada de decisão. Promover uma Feira do Empreendedor exige transmitir na sua essência atributos inerentes a práticas empreendedoras, onde o diferencial é de contribuir para o sucesso daqueles que na vida real contribui com o desenvolvimento socioeconômico de nosso país.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.