Carreira e life-changing: como um bootcamp pode ajudá-lo a entrar no mercado de TI Mateus Félix Formado em Web Development pela Ironhack Madri e atualmente é Teacher Assistant na Ironhack São Paulo. A Ironhack é uma escola de programação global com presença em oito países, que atua em modelo de bootcamp

Mateus Félix
Formado em Web Development pela Ironhack Madri e atualmente é Teacher Assistant na Ironhack São Paulo. A Ironhack é uma escola de programação global com presença em oito países, que atua em modelo de bootcamp

Publicado em: 03/08/2018 03:00 Atualizado em: 24/08/2018 10:28

A vivência em uma escola de programação no modelo bootcamp traz inúmeros benefícios para os alunos. Desenvolver a habilidade de trabalhar em equipe, conectar-se com pessoas com diferentes trajetórias profissionais, enfrentar novos desafios, desenvolver competência para buscar soluções para problemas reais e aprender programação são apenas alguns desses benefícios. Bootcamps têm se tornado poderosos atalhos para quem busca alavancar a trajetória profissional, não apenas na área de TI, como também no desenvolvimento de produtos, ou mudar de carreira.

Neste modelo de curso, o lema é aprender fazendo. Além das aulas teóricas, há muitas atividades práticas voltadas para o desenvolvimento de projetos. A metodologia adotada prioriza a imersão, fator fundamental para um aprendizado mais eficiente, já que o contato com o conteúdo do programa será maior. Durante todo o curso, há mentoria dos professores para que os alunos tirem dúvidas e possam superar algum tipo de dificuldade. Além disso, neste modelo de ensino, os feedbacks diários são muito comuns, permitindo a correção e aperfeiçoamento das técnicas utilizadas na programação.

Como as habilidades e dificuldades dos alunos são bastante variáveis, o conteúdo do módulo é aberto, ou seja, há diferentes maneiras de resolver um único exercício. Isso é uma vantagem porque cada aluno pode abordar o projeto de modo personalizado, escolhendo a melhor forma de desenvolvimento, de acordo com o nível de complexidade em que se sentir mais confortável.

Atualmente existe uma carência de mão de obra especializada em algumas áreas tecnológicas que estão em expansão. Por meio de um bootcamp, em apenas dois meses, o participante se torna um profissional certificado e apto a preencher uma posição: uma formação profissional rápida, com valor correspondente ao conhecimento adquirido e boas perspectivas de recolocação no mercado. Essa tem sido a opção de muitos profissionais, especialmente de TI, que visam promoção e de pessoas que querem mudar de carreira, o famoso life-changing.

Em época de crise, por exemplo, muitos profissionais querem mudar de área, mas não sabem por onde começar ou têm receio de que o novo setor escolhido não tenha estabilidade ou oportunidades. É neste momento que o bootcamp pode ajudar. Estes cursos têm garantido alto índice de empregabilidade de seus alunos em, no máximo, três meses, e com média salarial muito atrativa.

Coding schools têm focado seus cursos para as profissões que atualmente estão em expressivo crescimento e já se tornaram tendências no mercado de trabalho. Mais do que programação, têm ensinado aos alunos uma nova metodologia que capacita e prepara os participantes para postos de trabalho no setor tecnológico. Dois meses de bootcamp podem render uma carreira promissora e muita satisfação profissional.

Talvez essa seja uma nova era para o antigo "aprenda fazendo".

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.