Comentários da Europa

Roque de Brito Alves
Membro da Academia Pernambucana de Letras

Publicado em: 24/07/2018 03:00 Atualizado em: 24/07/2018 08:54

1 – Na semana passada, a notícia de maior impacto na Europa na área econômica, financeira e comercial, foi a multa imposta ao Google de 4,3 bilhões de euros pela Comissão de Concorrência Europeia por sua tentativa de dominar a citada área, porém os jornais posteriormente noticiaram que a corporação já tinha ganho até o primeiro semestre mais de 40 bilhões de euros, o que tornou multa tão impressionante incapaz de abalar o poderio da empresa.  

2 – Demonstrando o poder que ainda tem as máfias na Itália,  também nos primeiros dias de julho uma ação policial em Roma prendeu 35  membros de uma família mafiosa que dominava através de intimidação, de extorsão,  de ações fraudulentas  a  capital italiana e sua área metropolitana, com os seus membros vivendo em um padrão de luxo comparável aos maiores bilionários do mundo. Há dois anos, família mafiosa já havia escandalizado Roma pela cerimónia fúnebre de um chefe mafioso, com tanta ostentação de poder inclusive com helicóptero sobrevoando a cidade  lançando pétalas de rosas em  todo o caminho do cortejo fúnebre.  

3 – Os analistas europeus comentam que a verdadeira intenção do presidente Trump ao afirmar na última reunião de Helsinki que “a União Europeia” era a sua inimiga é verdadeiramente destruir a união dos países europeus e a prova disso é que em reunião com o presidente francês tentou convencê-lo a abandonar a União Europeia com a promessa de um acordo comercial vantajoso para a França. No momento, é geral a indignação dos europeus com o presidente dos Estados Unidos e a guerra comercial que iniciou com a China pode levar ao caos a  economia mundial.

4 – O Museu do Louvre, em Paris, irá receber mais de oito milhões de visitante este ano, superior ao número de turistas em  nosso Brasil que é um  pouco mais de seis milhões e os seus peritos constataram que uma pequena fissura está ocorrendo na famosa pintura Mona Lisa de Da Vinci,  desconfiando que seja devido à  pressão  de sua moldura sobre a  tela. Também,  não se discute mais que a personagem da tela é Lisa Ghirardini, mulher de um rico comerciante de Florença  que encomendara o seu retrato ao genial Leonardo Da Vinci.

5 – Os italianos ainda mantêm o seu grande amor pelas óperas e a  prova disso é que constatamos que no célebre teatro La Scala de Milão estão esgotadas por vários meses as suas representações.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.