Recrutamento exige planejamento da empresa

Edla Couto
Diretora Administrativa do Grupo Trino

Publicado em: 28/06/2018 03:00 Atualizado em: 28/06/2018 09:55

Quem pensa em um processo de seleção apenas como o preenchimento de uma vaga profissional, está erradamente simplificando e depreciando este importante processo. Toda oportunidade de recrutamento é um momento determinante para o futuro do negócio da organização. Portanto o sucesso dele exige uma preparação cuidadosa que evita desperdícios de tempo, de mão de obra e de recursos, além de aumentar as chances de uma contratação exitosa que agregue valor à empresa.    

Recrutar é atrair o que a empresa quer e precisa. No recrutamento bem direcionado é que serão identificados os perfis com potenciais necessários. Por isso, ao estruturar o processo é preciso pensar em detalhes básicos: como vai acontecer a seleção, como recrutar os candidatos, onde buscar os talentos e qual o perfil do profissional que deve ocupar a vaga. Com essas informações alinhadas entre recrutadores e gestores é possível falarmos em uma seleção com riscos mínimos de falha.

Essa interação com o profissional de recursos humanos é fundamental nesse processo. De um lado, o profissional responsável pelo recrutamento deve sempre buscar capacitação para manter-se atualizado com as tendências. Do outro, o gestor deve ampliar o olhar para o mercado de atuação para perceber o movimento dos profissionais da área, sempre investindo em tecnologia e aprendizado. Juntos, eles devem manter uma comunicação rápida e direta para que o processo seja estruturado corretamente.

Além do desperdício, o principal risco de um processo de recrutamento realizado sem organização ou planejamento, é a escolha de um profissional que não tenha competência técnica necessária para o cargo ou que não comungue dos objetivos da organização. Neste sentido, os futuros colaboradores em seleção precisam estar conectados aos objetivos da empresa para o seu bem e do futuro da organização. Não observar esse cenário pode acarretar erros gravíssimos, retrabalho e até acidentes fatais, dependendo do grau de risco da atividade.

Na hora de estruturar o recrutamento, portanto, é preciso pensar em planejamento, visão estratégica e network de forma interligada para que o processo tenha o resultado esperado. Afinal, é por meio do recrutamento bem direcionado que os perfis e ideias são identificados. Logo, não é só o candidato que deve estar pronto para esse momento. Preparação e organização é investimento para a empresa e deve ser visto como modo de conduzir uma seleção de maneira hábil e eficaz.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.