Inovação: a aposta para o futuro do Recife

Alexandre Rebêlo
Secretário de Educação do Recife

Publicado em: 26/06/2018 03:00 Atualizado em: 26/06/2018 08:55

A capacidade de inovação é uma ferramenta imprescindível ao crescimento econômico e o desenvolvimento social com distribuição de renda em nações de todo o mundo e, hoje, o Brasil ocupa a 69ª posição no Índice Global de Inovação, em mensuração feita pela Universidade de Cornell e a Organização Mundial de Propriedade Intelectual (Ompi). Mas o que Recife – e sua rede de educação - pode fazer para incrementar e otimizar o desempenho do Brasil?

Localizada geograficamente em uma área metropolitana que não dispõe de um parque tecnológico industrial ou grandes áreas que possam ser destinadas ao desenvolvimento de atividades de natureza agrícola, a maior riqueza do Recife, Capital do Nordeste, são as pessoas que nela habitam. E saímos na dianteira há duas décadas, com iniciativas como o Porto Digital, hoje referência internacional na área de serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação e Economia Criativa.

De olho na próxima geração a ocupar o mercado de trabalho, a Prefeitura do Recife tem apostado no incentivo à iniciação científica, ao pensamento crítico e ao intercâmbio de experiências em eventos desta natureza, considerados prioritários na gestão. Assim, desde 2013, a Secretaria de Educação do Recife vem investindo na formação dos estudantes com projetos pedagógicos que estimulam o pensamento crítico como o MenteInovadora, Olimpíadas de Jogos Escolares (OJE), Robótica na Escola e no incentivo à produção de material científico.

Como principais resultados, a produção acadêmica da rede cresceu ao longo dos últimos anos e a cidade se tornou referência nacional no uso da Robótica em classe, com a conquista da Olimpíada Brasileira de Robótica por dois anos consecutivos e figurou entre os dez melhores do mundo no mundial da categoria na Rússia (2014), Alemanha (2017) e Japão (2018). Em 2016 e 2018, a Escola Municipal Olindina Monteiro, por sua vez, foi a campeã da Olimpíada Nacional de Raciocínio Lógico.

O desenvolvimento de atividades acadêmicas ajuda a compreender as dinâmicas de fenômenos e propor soluções, exercer a capacidade crítica e reflexiva e incentiva o trabalho em equipe. Como resultados das políticas pedagógicas de incentivo ao pensamento crítico, o número de trabalhos científicos na rede também tem crescido, com a apresentação de mais de 600 trabalhos em 2017 que resultaram em credenciamentos para eventos de pesquisa no Brasil e no Exterior. No ano passado, 130 crianças e jovens ligados à rede estiveram presentes em 11 eventos de ciência e tecnologia em locais como Pará, Paraná, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Maranhão e Ceará.

A partir de 2018, os estudantes do Recife dão mais um passo para ratificar a vocação da rede. Em um feito inédito, 30 estudantes da rede municipal se credenciaram para eventos internacionais em países como Colômbia, México, Peru, Chile e Abu Dhabi.  A política de incentivo à produção de trabalho científicos para Feiras é o começo da mudança de paradigmas no Recife para ajudar a contribuir para a melhoria do índice de inovação no país. E a prova de que o estudo é capaz de romper quaisquer barreiras.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.