Perfil dos políticos

Dany Amorim
Jornalista e sócia da Espalha Comunicação

Publicado em: 21/06/2018 03:00 Atualizado em: 21/06/2018 09:47

Neste momento crítico que o país atravessa, qual será o perfil político melhor para o povo? Invariavelmente, a resposta a esta pergunta abarca uma bateria de princípios e valores de feição muito previsível. Os eleitores apontariam certamente, entre outros, conceitos como ética, respeito, responsabilidade, compromisso, decência, zelo e integridade. Tanto nas regiões mais distantes e ainda sob influência de caciques políticos quanto nos centros de maior consciência política, a valoração ancorada na moralidade assume a liderança das preferências. As demandas nessa direção são diretamente proporcionais ao intenso noticiário dando conta da grande corrupção. Por isso, as eleições de outubro próximo deverão ser mais seletivas que as de 2002 e 2016, na crença de que o eleitorado comparecerá às urnas com um sentimento de que poucos políticos estão a merecer o seu voto.

Umas das principais exigências que a população faz é que o político mantenha sintonia com as demandas sociais. Por isso que a proximidade com o povo é um conselho a ser respeitado. A desconfiança que se espraia em relação a tudo que se liga à política leva o eleitor a querer ouvir candidatos, sentir seu pulso, examinar de perto se a palavra dada será cumprida. O cidadão quer enxergar o valor da autoridade. Equilíbrio é outro valor que se exige, pela necessidade de se distinguir um sujeito harmônico, sereno, capaz de traduzir sentimento de justiça. Estes valores se integram e acabam conferindo ao político confiabilidade e respeitabilidade, valores que foram esgarçados pelo tufão de escândalos que assola a vida política. Resgatar a crença na política não é tarefa fácil. E só alguns conseguirão ser bem-sucedidos nessa missão.

Os desafios da administração pública e as demandas crescentes das comunidades estão a exigir conhecimento e experiência dos políticos, ferramentas necessárias para o encontro de soluções rápidas, factíveis e justas. Quanto à experiência, ela não carece de ter sido realizada na vida pública, podendo o candidato trazer da iniciativa privada uma bagagem de empreendimentos e feitos. As pessoas, regra geral, desconfiam de aventureiros e ignorantes por considerá-los uma “aposta cega, um tiro no escuro”. O preparo, o discurso bem ordenado, a fluidez de ideias compreensíveis pode ajudar a elevar a imagem. Há, porém, um valor-conceito que expressa o esqueleto vertebral do político: trata-se da identidade, que abrange a história, o pensamento, a coerência, os sentimentos e a maneira de ser. Se a identidade é forte e positiva, o candidato será sempre associado às lembranças boas de seus eleitores e admiradores. Um bom político tem que se perguntar: É isso que eu quero construir? É por isso que eu vou lutar? É isso que eu quero ser na política como representante do povo?

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.