Os avanços do Turismo no Recife

Ana Paula Vilaça
Secretária de Turismo, Esportes e Lazer do Recife

Publicado em: 16/06/2018 03:00 Atualizado em: 16/06/2018 22:31

Nos últimos anos, o Recife vem se destacando como destino de viagem para brasileiros e estrangeiros. Uma gestão municipal de turismo, comandada pelo prefeito Geraldo Julio, integrada com o governo de Paulo Câmara, trouxe investimentos em infraestrutura, recuperação de monumentos, criação de espaços de convivência pública, realização de grandes eventos e captação de voos que deram ao Aeroporto dos Guararapes a maior movimentação aeroportuária do Nordeste, superando Fortaleza e Salvador na quantidade de passageiros.

Em 2014, tínhamos quatro destinos internacionais e 14 nacionais. Em 2018, passamos a operar com 30 destinos nacionais e 16 internacionais, sendo a capital nordestina com a maior conectividade aeroportuária e a única conectada a todas as capitais da região. Em 2017, o aeroporto teve um movimento de sete milhões de passageiros, ficando em primeiro lugar comparado aos outros dois maiores do Nordeste (Fortaleza e Salvador), que cresceram 4% e 2,78% em movimento, respectivamente, enquanto o do Recife cresceu 6,36%. Pesquisas de opinião apontam que 91,5% dos entrevistados aprovam e pensam em voltar ao Recife e 93,7% recomendariam a cidade à outra pessoa.

Com investimentos e ações da prefeitura e governo do estado na cidade, novas opções de lazer e cultura surgiram, transformando o Bairro do Recife em um grande centro cultural para o turista e os recifenses. Capital da criatividade, conta com museus inovadores que unem tradição e tecnologia, recebendo prêmios internacionais. Desde 2014, é possível conhecer as igrejas da cidade através do Projeto Recife Sagrado, da prefeitura, que já atendeu 145 mil pessoas, nos oito templos históricos que são abertos para o público, com monitores bilíngues. A prefeitura também oferece o projeto Olha Recife, que realiza passeios a pé, de ônibus e de catamarã, acompanhados por guias de turismo, que revelam atrativos, histórias e mais de 300 roteiros que muitos sequer imaginavam existir.

A cidade conta ainda com um portal de turismo que apresenta sugestões de atividades, gastronomia, hospedagem, passeios e uma página que sugere atividades para fazer a cada dia do ano, o Viva Recife 365 dias. Ações de publicidade e promoção do destino são feitas em grandes mercados emissores. O Mercado Municipal e o metrô de São Paulo foram “invadidos” pelas cores e alegria de Pernambuco, com uma ação promovida pelo governo do estado.

Grandes eventos acontecem durante o ano, como o Carnaval, com milhares de turistas e ocupação hoteleira de 97%. Os ciclos do São João e do Natal também movimentam a cena turística e cultural, assim como o revéillon da cidade. Outros grandes eventos movimentaram a cidade recentemente como o Rec’n’Play e o aniversário da cidade, com o espetáculo do Boi Voador, além de festivais gastronômicos e culturais que não deixam a cidade parada em nenhum dia do ano. Assim, o Recife se consolida como a Capital da Criatividade e de Inovação, que se recria e reinventa constantemente.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.