Transplante de barba garante visual sem falhas

Fernando Basto
Cirurgião plástico especializado em transplante capilar

Publicado em: 31/05/2018 03:00 Atualizado em: 31/05/2018 09:24

Um símbolo de masculinidade que nunca esteve tão em alta. Seja ela tradicional, cheia, por fazer ou cavanhaque, a barba é objeto de admiração de mulheres e de desejo de muitos homens. Os pelos no rosto são responsáveis por alterar o visual radicalmente e a falta deles pode causar muita frustração. O transplante de cabelo aparece como solução para corrigir falhas ou ausência total da barba (imberbe) e camuflar cicatrizes de acne ou de lábio leporino.

A falta de pelos na barba mexe com a autoestima de muitos homens. Parece bobagem para alguns, mas têm pessoas que se importam bastante. Estar bem consigo mesmo é requisito principal para ser feliz. Temos identificado uma procura crescente de pacientes pelo procedimento.

Nas barbas com pequenas falhas, são retiradas raízes da própria região e aplicadas nas áreas faltantes. Nos casos em que o rosto do homem é praticamente liso, o ideal é fazer um transplante utilizando cabelos da cabeça. Após o procedimento, eles vão crescer naturalmente.

A cirurgia costuma durar entre 4 a 7 horas. É utilizada anestesia local e a recuperação é bastante rápida. É importante destacar que o processo é completamente indolor, não deixa cicatrizes visíveis e, após três meses, o homem pode se barbear usando gilete, barbeador ou cera para barba.

Os motivos para a falha ou a falta completa da barba são diversos e precisam ser diagnosticados antes da indicação da cirurgia. Em cerca de 95% dos casos, o problema é gerado por questões hereditárias e o transplante de cabelo costuma ter resultados excelentes e com enormes benefícios psicológicos.  

O transplante de cabelo deve ser realizado sempre por um cirurgião plástico especialista no assunto. Somente ele dará ao paciente a garantia de um resultado satisfatório, sem frustrações no pós-operatório. 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.