50 anos de educação, empregabilidade e cidadania

Ricardo Costa
Deputado Estadual

Publicado em: 22/05/2018 03:00 Atualizado em: 22/05/2018 08:46

O jovem, conhecido por seu dinamismo e vontade de aprender, pode estranhar a transição do estudo para o mercado de trabalho, assim como as repentinas mudanças desse meio, apesar de dominar plenamente as tecnologias que o cerca. Mas ter habilidade com essas ferramentas é apenas o início de uma série de conhecimentos que o estudante precisa adquirir durante a trajetória profissional.

É justamente nesse processo de aprendizado que entra a compatibilidade. E, em se tratando do mundo corporativo, as primeiras experiências no mercado de trabalho determinam algumas características que o profissional levará consigo ao longo da carreira.

Os jovens têm papel importante nesse processo, muitos deles optam por diversificar as atividades; outros têm em mente a especialização em determinada função. Um conjunto de situações e características pode influenciar e até definir o padrão de agir e pensar desses futuros profissionais.

Por isso, o jovem pode contar com o Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE, como um importante agregador que, por meio do estágio e da aprendizagem, possibilita a inserção de milhões de estudantes no mercado de trabalho.

Por ser um importante mecanismo no desenvolvimento educacional do jovem brasileiro, é que homenageio neste artigo os 50 anos do CIEE em Pernambuco, que surgiu no Recife em 1968, dentro da Faculdade de Direito através do sonho do grande homem e amigo, professor Germano Coelho. Ao lado de Inês Borges Lins, e de uma equipe dedicada e competente, Germano, com maestria, criou condições no ambiente de trabalho, para que os jovens pudessem colocar em prática suas atividades teóricas.

A sede localizada no bairro da Boa Vista, conta com 31 salas próprias e diariamente atende cerca de 350 estudantes. Para a realização do programa de aprendizagem, o CIEE possui três unidades próprias chamadas de Espaço Aprendiz. O Espaço Aprendiz I possui nove salas de aula, auditório para 100 pessoas, laboratório de informática, copa, banheiros, sala para os professores e área de convivência. Já o Espaço Aprendiz II é composto de três salas de aula, sala para acompanhamento pedagógico e psicológico. Em breve será inaugurado o Espaço Aprendiz III, que contará com oito salas, laboratório de informática, cantina e área de lazer.

Em meio às comemorações dos 50 anos de atividade em nosso estado, o CIEE também possui uma parceria com a Universo, o Espaço Aprendiz CIEE-Universo, onde os aprendizes fazem a qualificação do programa em sete salas e laboratório da informática. O CIEE também tem uma unidade de atendimento ao estudante naquela Universidade.

O Centro de Integração Empresa- Escola atua em todo o estado. São sete unidades na região metropolitana, sendo três no Recife, uma em Olinda, uma em Jaboatão dos Guararapes, e uma em Paulista. No interior conta com unidades em Vitória de Santo Antão, Caruaru, Garanhuns, Limoeiro, Petrolina e Serra Talhada. Já tem estudos para uma unidade em Goiana.

Atualmente o CIEE tem em seu banco de dados cerca de quatro mil aprendizes em atividades, e 11 mil estagiários exercendo suas funções no mercado de trabalho, através de parcerias com empresas privadas e órgãos públicos.

Finalizo afirmando me sentir feliz por servir há 18 anos como Conselheiro ao CIEE de Pernambuco. Também faço reverência especial ao presidente do Conselho Deliberativo, Lucilo Varejão, ao superintendente institucional, professor Germano Coelho, a superintendente Inês Borges, aos conselheiros, aos diretores, ao corpo disciplinar e a todos que participam dessa entidade que promove educação, empregabilidade e cidadania.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.