25 anos do Pró-Criança

Paulo José Barbosa
Diretor de Planejamento do Movimento Pró-Criança

Publicado em: 21/05/2018 03:00 Atualizado em: 21/05/2018 08:59

A criação do Movimento Pró-Criança, em Julho de 1993, apoiado pela Arquidiocese de Olinda e Recife, foi motivada pelo desejo dos seus fundadores, liderado por Sebastião Barreto Campello, de poder ajudar na solução de um problema que afetava seriamente a população da cidade do Recife, àquela época. Eram centenas de crianças e adolescentes, cheirando cola de sapateiro, agredindo e assaltando as pessoas, diariamente. O sentimento era, pelo menos, minimizar o problema através da ação solidária e sócio educacional. Entendia-se que aquelas crianças e adolescentes mereciam algo melhor para suas vidas. Tal sentimento animava, aos componentes do grupo pioneiro, a buscar alternativas que ajudasse na inclusão social daquele contingente; considerados meninos de rua.

Passado os primeiros 10 (dez) anos ocorreram modificações que  determinaram mudanças das ações sócio educativa; resultante da implantação de um planejamento estratégico que teve importante apoio de setores acadêmicos do Estado, notadamente as Universidades Federais e Federal Rural de Pernambuco. Nascia naquele momento um trabalho ordenado e interdisciplinar constituído de diversas atividades e projetos para os beneficiários, suas famílias e com unidades envolvidas.

Ao atingir seus vinte e cinco anos, o Pró-Criança atende anualmente mais de 2.500 crianças, adolescentes e jovens, além dos seus familiares, localizados na Região Metropolitana do Recife, através de ações de educação complementar , tais como: Formação em dança clássica e popular; formação esportiva (Judô); formação musical (instrumental) e para o canto (Coral); formação religiosa e cidadã; letramento e apoio pedagógico; oficina de artes e artesanato; e preparação para o trabalho (Informática, Robótica e Logística); envolvendo alunos de 120 escolas públicas estaduais e municipais. Desde a sua implantação até agora o Pró-Criança já atendeu a mais de 30.000 beneficiários.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.