Uma jovem cidade

Malude Maciel
Presidente da ACACCIL

Publicado em: 18/05/2018 03:00 Atualizado em: 18/05/2018 08:49

Faceira e encantadora. Alegre, bonita, charmosa, hospitaleira, um misto de brejeira e intelectual, mas, sobretudo, jovem, bem jovem, física e espiritualmente, cheia de novidades e conquistas. Assim descrevo minha querida cidade de Caruaru, onde nasci e escolhi para viver e ver crescer meus descendentes: um lugar privilegiado, gostoso, harmonioso e feliz.

Com mais de um século e meio de viver, (161 ANOS em 18/5/18) desabrochar, evoluir, se abrir para o mundo e ultrapassar suas limitações, sempre está superando os obstáculos e procurando avançar nos bons caminhos embora tenha, ainda, muito para realizar e aperfeiçoar, como tudo e todos.

Por todas as virtudes deste recanto maravilhoso para se criar raízes é que o caruaruense permanece muito apegado às coisas da sua terra, eu, como tal, não fujo à regra. Aqueles que precisaram, por força das circunstâncias, se ausentar e habitar outras paragens guardam, no coração e na alma, uma lembrança acesa dos momentos lindos que aqui passaram e levam consigo uma saudade sem fim, pois, assim que podem, correm todos à casa materna, com olhar de pedinte e vontade de ser criança outra vez só pra ficar no colo recebendo o carinho da mãe terra natal. Os filhos adotivos, que são tantos e tantos, nem se fala, são totalmente apaixonados por essa princesa matrona, um pouco feiticeira que prende, acorrenta, sem alarde, mas com firmeza e amor do qual ninguém consegue fugir.

Nossa capital do Agreste não fica nada a dever às chamadas “grandes” cidades, pois também é grande em seu potencial e cresce a cada dia, por iniciativa de homens e mulheres de boa vontade, conscientes do seu papel de protagonistas dessa História, quer seja no campo da cultura, do comércio, da saúde, da educação, da estrutura física, quer nos demais setores de prosperidade. Basta se passar algum tempo fora e, ao regressar, quase não se conhece o visual e as transformações pelas quais passa essa jovem em desenvolvimento. Animada nos tempos de festa (tendo o São João mais conhecido em todo o mundo), atualizada na arquitetura, nas universidades que convergem o alunado mais exigente e promissor e, cônscia da sua predestinação de cidade polo que hoje abriga em seu seio um verdadeiro polo comercial que também serve de local artístico, cultural, turístico e de aprendizado geral, inclusive formação universitária e profissional.

Desde o princípio, abençoada por Deus, nossa cidade é linda, é o chamado: “País de Caruaru”, como dizia nosso historiador maior: Nelson Barbalho. Precisa apenas que cada habitante tenha o mesmo amor, dedicação e cuidado para que este oásis sempre venha a existir e sanar a sede dos viajantes, acolhidos sempre com o maior apreço, que o carinho seja retribuído da mesma forma sem partidarismo nem mesquinhez política de quem quer que seja. Que todos visem o engrandecimento de nossa “terrinha santa”, elevando seu nome ao mais alto nível de galhardia e dignidade para que possamos nos orgulhar cada vez mais desse patrimônio esplêndido que recebemos das mãos do Criador, do qual temos obrigação de cuidar, zelar, defender, ajudar a crescer, dar condições de ordem, progresso e, sobretudo de qualidade de vida aos cidadãos que aqui fixam seus lares, suas famílias, seus negócios e profissões para viverem felizes sob a visão do morro Bom Jesus e a restauração tão necessária do rio Ipojuca que embelezará ainda mais a terra de
Vitalino. Que as autoridades locais, estaduais e nacionais, olhem com bons olhos para essa terra bendita a fim de evitar as violências tão em voga por toda parte, preferindo, nesse aspecto, continuar sendo uma cidade pacata, simples, singela, ao mesmo tempo ousada quando é preciso, porém cheia de humanismo, constituindo local ideal para se morar tranqüilo ao lado de um desenvolvimento normal com seriedade e trabalho sem perder o afeto e a doçura jamais.

Caruaru se mostra assim: uma jovem senhora, harmoniosa, cheia de potencial, sonhos e esperanças, que está indo em frente com metas e brios, querendo seguir seu rumo, seu destino de vencedora, realizando seu ideal de bem aventurada.

Amo você, Caruaru!

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.