Como transformar uma ideia em um negócio lucrativo

Ivone Rocha
Consultora de negócios digitais e docente do curso Como montar seu projeto digital
opiniao.pe@DIARIODEPERNAMBUCO.com.br

Publicado em: 02/05/2018 03:00 Atualizado em: 02/05/2018 09:09

Qual é a melhor forma de adaptar uma ideia para o mundo digital, já que  vivemos a era das  novas tecnologias, sobretudo a de internet? É tempo de ganharmos o mercado com projetos bem-sucedidos,com poucos recursos, a exemplo de  cases como o cartão de crédito Nubank e o Uber, entre  outros referenciais.

Como funcionam os projetos on-line e off-line?  Um projeto é um empreendimento temporário, no qual você investe primeiro, para implantar posteriormente e obter retorno ainda depois.  Portanto, para viabilizarmos uma ideia ela deve passar por um processo de lapidação e adaptação ao meio onde ela será inserida. Isso tudo pode parecer complexo, mas quando analisado sob os variados contextos, e dentro de uma determinada estruturação, percebe-se que é bastante simples.  E esta é uma das diferenças existentes entre os projetos off-line e on-line.

Há muito mais variáveis envolvidas em um projeto on-line do que em um projeto off-line. As redes sociais podem também ser diferenciais. Como então transformar uma ideia em um negócio lucrativo na web? Para se verificar a viabilidade de um projeto é preciso estudar a ideia a partir de um mercado, de valor, de contexto econômico e social, de investimentos real e necessário, além de considerar o Retorno sobre o Investimento (ROI).

O passo seguinte é montar um planejamento que contemple público, objetivos, estratégias, entendimento real do produto ou serviço e todas as atividades inerentes. Deve-se ter um olhar muito especial para a concorrência, sendo ela direta ou indireta. O desempenho dos concorrentes é o principal sinalizador para o sucesso do  projeto. Por isso, é fundamental compreender o que é o conteúdo, como ele pode ser disponibilizado em um site, um blog, uma rede social, um aplicativo ou outra plataforma digital. Para cada produto, objetivo, público ou estratégia, uma linguagem, uma comunicação e, sobretudo, um conteúdo devem ser adaptados.

E é para falar mais sobre toda essa engrenagem que  a agência produtora de conteúdo VenêComunica está promovendo o curso Como montar seu projeto digital, no Mar Hotel, dia 26 de maio, das 8h às 17h. É uma maneira de ajudar as pessoas a colocarem em prática uma ideia e ainda fazer sucesso na internet. Ministrado por Ivone Rocha e Naia Veneranda, o curso orienta sobre análise de viabilidade, como montar um bom planejamento, formas de identificar o público-alvo, como trabalhar a concorrência e auxilia na melhor estratégia de conteúdo.  Para se inscrever, basta acessar o link: https://goo.gl/NTqFMm



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.