Procon Recife mais perto da população (I)

José Neves Filho
Secretário executivo do Procon Recife

Publicado em: 17/04/2018 03:00 Atualizado em: 17/04/2018 09:16

Crise financeira, desemprego, baixa renda, consumo exacerbado, redução brusca da renda familiar. São muitos os motivos que levam um consumidor a ficar endividado. Consumidores endividados não somente deixam de ter acesso ao crédito ao ficarem com o nome sujo na praça, como também começam a entrar em conflitos emocionais ao se perguntarem “o que eu fiz para chegar a tal ponto?” Em que fui incapaz? As dívidas muitas vezes contribuem para uma depressão, doenças nervosas, destroem casamentos, fazem o indivíduo querer se excluir da sociedade.

No instante em que o consumidor regulariza os seus débitos ele não somente limpa o seu nome e recupera os seus créditos, como resgata a sua cidadania, pois sente-se incluindo de volta à sociedade. Eis aí que surge o trabalho desenvolvido pelo Procon Recife, que ajuda e auxilia consumidores a quitarem os seus débitos, fazendo com que se sintam mais confortáveis diante da sociedade.

O Procon Recife está ligado à Prefeitura do Recife, mais especificamente à Procuradoria Geral do Município, e dentre as suas atribuições está a de elaborar e executar a política de proteção e defesa dos consumidores na cidade do Recife, sendo parte integrante do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC). Mais do que ajudar consumidores com questões que envolvam a compra de um produto que apresentou defeito, o cancelamento de uma cobrança indevida ou o cumpriemento de uma obrigação, o Procon Recife tem ajudado consumidores endividados a quitarem seus débitos.

O assunto endividamento tem sido um dos mais demandados no Procon, embora o fornecedor não tenha a obrigação legal de oferecer o parcelamento do débito ou descontos em juros e multa, é desejo do mesmo receber o que lhe é devido, assim como o consumidor anseia saldar a dívida. Contudo, nem sempre quando o consumidor busca o fornecedor em um primeiro momento, tem o acordo firmado, necessitando recorrer ao Procon.

É imprescindível que o fornecedor verifique cada caso subjetivamente, analisando a condição financeira atual do consumidor ao oferecer a proposta de negociação, afinal, não adianta oferecer ao consumidor uma condição de pagamento que ele não vai conseguir honrar.

Nesse sentido, o Procon Recife tenta realizar o acordo entre consumidor e empresa de modo que seja satisfatório para ambas as partes. Apesar de atender diariamente os seus consumidores em seu balcão de antendimento para este tipo de demanda, sempre há a necessidade de chamar a atenção da sociedade para a possibilidade de negociação de seus débitos, por isso, a necessidade em realizar os Mutirões de Endividados, que têm sido mais frequente na gestão Geraldo Julio, levando o serviço para mais perto da população.

O Mutirão de Endividados do Procon Recife já está em sua IV Edição, a ser realizado de hoje (17) a sexta-feira (20), das 9h às 14h no Compaz Escritor Ariano Suassuna, no bairro do Cordeiro, e objetiva atender a duas mil pessoas que desejem negociar débitos com os bancos e cartões de crédito participantes, telefonias, concessionárias e a Prefeitura do Recife, presente para negociar débitos do IPTU e ISS.  

Além disso, o Procon Recife realiza constantemente palestras voltadas para a orientação financeira do consumidor, a fim de orientá-lo a utilizar de forma adequada o seu dinheiro, não caindo nas armadilhas do mercado de consumo como as grandes ofertas e promoções, bem como para que não se sinta obrigado a acompanhar padrões impostos pela sociedade, o que termina resultando no seu endividamento. Entende-se que o consumidor precisa ser emponderado a buscar o Procon quando se sentir ameaçado, bem como precisa cada vez mais ter acesso à informação a fim de que se cientifique de seus direitos. 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.