Nunca é tarde pra ser um verdadeiro cidadão...

Jaime Xavier
Mestre em Administração de Negócios pela COPPE %u2013 RJ. Sócio-Diretor da XConsult %u2013 Consultoria Empresarial. Sócio-Diretor Comercial da Sabor Saudável Produtos Alimentícios

Publicado em: 10/04/2018 03:00 Atualizado em:

Durante toda a minha vida, seja por desconfiança, desinteresse ou mesmo rejeição, assumi a atitude de me manter afastado de políticos e da política partidária.
Desde muito jovem, no entanto, fui obrigado a conviver com as situações delicadas, em que vi o Brasil envolvido, que foram desde o golpe e os consequentes governos da ditadura militar, até a árdua batalha travada para a retomada da democracia.
No entanto, mesmo diante de tudo o que vi, vivi, escutei e presenciei naqueles tempos, ainda assim, nenhuma motivação me veio, para envolvimento efetivo com qualquer tipo de atividade partidária.
Hoje, ao 68 anos, avalio o erro que cometi, não dando importância maior a este envolvimento, e não percebendo que só com uma efetiva conscientização e participação política, poderia de fato, me transformar em um CIDADÃO.
Pensando assim, e já tendo recebido de um amigo alguns estímulos e informações, decidi após uma boa reflexão, solicitar minha filiação a um partido.
É uma nova experiência de vida que pretendo desenvolver. Algo novo e inusitado para quem nunca viveu tal situação. A partir disso, pretendo assumir um novo compromisso, tendo por objetivo um desejo efetivo de mudar tudo o que aí está, fugir dos rótulos ultrapassados e, principalmente, tentar afastar o velho, os privilégios, as mordomias, as acintosas e vergonhosas demonstrações de poder absoluto, acima da lei e cada vez mais distante dos verdadeiros anseios da sociedade e das necessidades da Pátria. Lutar por justiça e honestidade, na utilização dos recursos. Pela dignidade e oportunidade para todos. Pelo reconhecimento do mérito e pela premiação do esforço e do trabalho.
Posso parecer muito otimista, até sonhador, mas apenas a decisão de buscar a filiação, já me traz a sensação gratificante de que agora sim, começo a cumprir o meu dever com minha terra e com o seu povo, sofrido e espoliado pelos atuais donos do poder, esperando um dia voltar a dizer com orgulho: SOU UM CIDADÃO BRASILEIRO!!!
Tenha você também esta experiência de vida. Filie-se a um partido, exerça seu direito e procure interferir e combater tudo aquilo que percebe como errado, desonesto, prejudicial ao pais e consequentemente, em desacordo com os seus princípios e a sua maneira de pensar. Contribua com suas críticas, princípios e ideias.
Mas faça isso de maneira democrática, buscando e aceitando o diálogo franco, separando suas crenças políticas das suas relações pessoais, sem se deixar contaminar pelo ódio, pela intolerância e pelo desrespeito. Utilize-se de argumentos sólidos para defender suas opiniões, estude, leia, colha informações de todas as origens confiáveis, sem se deixar influenciar apenas pelas mídias sejam elas tradicionais ou atuais.
Resista às provocações, entenda que os bons projetos, que tenham como objetivo alcançar o bem comum devem ser apoiados, não importando quem os criou ou desenvolveu.
Assim, certamente você se sentirá tão gratificado quanto eu pela decisão tomada, consciente de que, nunca é tarde demais para lutarmos e contribuirmos para um melhor futuro para o nosso BRASIL!

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.