Água... ouro líquido

Elson Gustavo Ferreira
Presidente do Instituto Brigadas Verdes

Publicado em: 21/03/2018 03:00 Atualizado em: 21/03/2018 08:49

De todos os recursos naturais  encontrados no Meio Ambiente, a água é o bem mais precioso a disposição da humanidade. Comprovadamente todas as espécies  necessitam da água para sua manutenção e sobrevivência sendo  portanto que, todo e quaisquer esforços, individuais ou coletivos no sentido da preservação dos Recursos Hídricos, é mais que um dever, é uma obrigação cidadã evidenciando portanto que  é fundamental que cada um de nós reflita na forma como estamos  empregando, como estamos usando este bem tão precioso que vale muitíssimo mais que o ouro... a água.

O planeta Terra é constituído de 3/4 de água, ou seja, de toda a massa terrestre a maior parte são águas... mares, oceanos, rios e lagos mais as geleiras eternas dos polos. Contudo, pelo fato da espécie humana ter se fixado na porção seca e sólida do globo, se denominou então o planeta de Terra quando a bem da verdade habitamos em um planeta ÁGUA. Mas não obstante a todo este volume líquido, somente uma pequena porcentagem, 2,8%, constitui água doce.

Do montante de 2,8% de água doce existente no planeta, nem toda se encontra disponível ao consumo humano e das outras espécies como  poderíamos pensar inicialmente. Deste percentual, 1,70%  formam as geleiras e calotas polares, 0,70% estão no subsolo profundo formando os aquíferos, sendo que efetivamente o que está a disposição do consumo humano, de animais e plantas representa, 0,40% a qual está localizada nos rios e lagos da terra podendo ainda se dizer que uma parte destas está poluída e é impropria para o consumo. Segundo dados da Unesco,  Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura por volta do ano 2050, aproximadamente 5 bilhões de pessoas poderão ser afetadas pela falta d'água, nos levando a conclusão que temos uma grande responsabilidade individual por sua preservação e uso racional. Todo desperdício, mau uso e poluição devem ser combatidos e punidos.

O Brasil é um país privilegiado em termos de disponibilidade dos recursos hídricos podendo ser considerado o primeiro do mundo. Contudo a poluição e contaminação, uso inadequado, um mau gerenciamento e gestão, comprometem este bem tão precioso.

Atividades econômicas como a mineração por meio dos minériodutos. A agricultura através da irrigação são hoje, podemos assim dizer os maiores vilões  no desperdício de água . O Brasil possui 12% de toda disponibilidade hídrica doce do planeta. Ainda em nosso território, localiza-se o maior rio em volume de água do mundo... o Rio Amazonas. Terra abençoada, 90% do território brasileiro recebe chuvas abundantes durante todo o ano e as condições climáticas e geológicas possibilitam a formação de uma grande e densa rede de bacias hidrográficas. Contudo, não obstante acima dito, o desperdício e mau uso de nossas águas é cada vez mais evidente, deixando à mostra as chagas de uma sociedade inconsciente, inconsequente e despreparada  para fazer face ao  grande desafio imposto a toda a humanidade neste século...

Preservar a água portanto preservar a vida pois sem água, não há vida.

Este desafio é de todos. Governantes, estudantes, donas de casa, operários, metalúrgicos, professores(as), Toda a sociedade. Todos aqueles que entendem que para preservar o futuro depende do que fizermos hoje.

Dói-nos o coração e causa-nos imensa tristeza quando vemos pessoas desperdiçando enormes volumes de água potável lavando quintais inteiros e passeios como se este fosse um recurso infinito e eternamente disponível para todos. É preciso que toda a sociedade reveja seus hábitos e costumes quanto ao uso da água. Da mesma forma, é preciso combater, coibir e punir efetivamente todo e quaisquer formas de poluição, contaminação e degradação das águas por dejetos com a criminalização destas ações e se possível com prisão para os causadores. Os Recursos Hídricos são um bem de uso de direito público coletivo, contudo a responsabilidade pelo uso correto e consciente é uma obrigação individual. Pense nisso!

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.