Conflito EUA reduzirá missão diplomática aos palestinos a partir de segunda-feira

Por: AFP - Agence France-Presse

Publicado em: 02/03/2019 17:19 Atualizado em:

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
 
Os Estados Unidos reduzirão a sua representação aos palestinos a partir de segunda-feira (4), ao incorporar o seu consulado-geral, que atua como representação diplomática, à embaixada em Israel recentemente instalada em Jerusalém, anunciou neste sábado (2) uma autoridade americana.

Esta decisão, anunciada em 18 de outubro pelo secretário de Estado americano, Mike Pompeo, faz parte do contexto de contínua deterioração das relações entre a administração de Donald Trump e os palestinos, desde a controversa decisão de deslocar a embaixada de Tel Aviv para Jerusalém. 

A decisão foi imediatamente condenada como "ideológica" pelo número dois da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), Saëb Erakat. 

Essa medida "deve ser aplicada em 4 de março", ou seja, na segunda-feira, anunciou à AFP um responsável do Departamento de Estado americano, sob condição de anonimato. 

Em setembro, o governo americano já havia anunciado o fechamento da missão diplomática palestina em Washington, acusando a liderança palestina de se recusar a ter contatos com a administração Trump, bem como quaisquer negociações de paz com Israel sob o patrocínio dos Estados Unidos.

Washington também anunciou o fim de sua ajuda financeira bilateral, assim como as suas contribuições à agência da ONU para os refugiados palestinos (UNRWA).


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.