Indonésia Desabamento de mina de ouro deixa dezenas de desaparecidos na Indonésia

Por: AFP - Agence France-Presse

Publicado em: 27/02/2019 09:52 Atualizado em: 27/02/2019 10:09

Foto: HANDOUT / BADAN NASIONAL PENANGGULANGAN BENCANA (BNBP) / AFP
Foto: HANDOUT / BADAN NASIONAL PENANGGULANGAN BENCANA (BNBP) / AFP
Dezenas de pessoas estavam desaparecidas após o desabamento na terça-feira de uma mina de ouro ilegal na Indonésia, acidente que deixou pelo menos um morto e 15 feridos.

As equipes de emergência tentavam encontrar sobreviventes nos escombros da mina, localizada na região de Bolaang Mongondow, norte do arquipélago Célebes, onde o acidente provocou um deslizamento de terra.

"Dezenas de pessoas procuravam ouro no local quando as vigas e suportes se partiram em consequência da instabilidade do solo", afirmou Sutopo Purwo Nugroho, porta-voz da agência de gestão de catástrofes. "Calculamos que quase 60 pessoas estão nos escombros", disse o porta-voz.

As operações de resgate são complicadas devido à instabilidade do terreno, uma consequência dos buracos cavados para procurar ouro. "Não podemos usar máquinas de escavação pesadas porque é um terreno muito íngreme e colocariam em perigo as vítimas", explicou Abdul Muin Paputungan, diretor local da agência de gestão de catástrofes.

O arquipélago tem várias minas de ouro em condição irregular, que não respeitam as normas de segurança oficiais.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.