México Terremoto de 6,8 de magnitude provoca danos materiais na Guatemala

Por: AFP - Agence France-Presse

Publicado em: 01/02/2019 17:29 Atualizado em:

Um forte terremoto de magnitude 6,8, cujo epicentro foi no estado mexicano de Chiapas, provocou nesta sexta-feira (1) deslizamentos em estradas e danos em algumas residências no sudoeste da Guatemala, informou a Defesa Civil.

O porta-voz da estatal Coordenadora para a Redução de Desastres (Conred), Julio Sánchez, disse a jornalistas que três estradas foram afetadas pelo deslizamento de pedras, que bloquearam uma das duas vias.

Ao menos três pessoas sofreram feridas leves por conta do terremoto, de acordo com socorristas que atenderam à emergência.

O tremor provocou o colapso de um muro perimetral na Escola Santo Tomás La Unión em Suchitepéquez (sul), danos no arco principal da Igreja San Gabriel na mesma localidade, e a queda de algumas marquises de casas na cidade de San Marcos (leste).

Danos similares foram registrados na cidade de Quetzaltenango, a oeste da capital guatemalteca.

O sismo foi registado às 10h14 locais (14h14 de Brasília) e o epicentro foi no sulista estado mexicano de Chiapas, fronteiriço com a Guatemala, segundo o Instituto de Sismologia guatemalteco (Insivumeh).

Sánchez indicou que o terremoto provocou a evacuação de milhares de estudantes de estabelecimentos educacionais, bem como de edifícios onde funcionavam escritórios.

A Guatemala costuma sofrer fenômenos deste tipo pela convergência das placas tectônicas Caribe, Cocos e América do Norte, assim como por folhas geológicas locais que geram uma série de movimentos, em sua maioria imperceptíveis.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.