Decisão Parlamento grego valida acordo do novo nome da Macedônia do Norte

Por: AFP - Agence France-Presse

Publicado em: 25/01/2019 11:30 Atualizado em:

foto: Angelos Tzortzinis / AFP (foto: Angelos Tzortzinis / AFP)
foto: Angelos Tzortzinis / AFP
O parlamento grego aprovou nesta sexta-feira (25) o acordo histórico sobre o novo nome da Macedônia, pondo fim a uma questão que dificultou durante anos as relações entre os dois países vizinhos.

Mais de 151 deputados dos 300 que compõem o Parlamento ratificaram este acordo que abre caminho para a adesão da República da Macedônia à União Européia (UE) e à Organização da Aliança Atlântica (OTAN), até agora bloqueada pelo veto grego. "153 votaram sim, 143 não e um deputado se absteve", anunciou o presidente da Câmara, Nikos Voutsis, após a votação, resultado imediatamente aplaudido pelos deputados do Syriza de Alexis Tsipras.

O pequeno país balcânico agora se chamará "República da Macedônia do Norte".

A votação acontece após três dias de acalorados debates e confrontos entre a esquerda de Alexis Tsipras e a Nova Democracia. "Hoje é um dia histórico. Resolveremos uma questão entre nosso país e a Macedônia do Norte, que abre uma nova era não apenas para as relações bilaterais, mas também para todos os Bálcãs", disse o porta-voz do governo, Dimitris Tzanakopoulos na rádio Kokkino, pouco antes da votação.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.