Espanha Túnel por onde socorristas vão tentar resgatar menino espanhol é concluído

Por: AFP - Agence France-Presse

Publicado em: 23/01/2019 11:07 Atualizado em:

Foto: JORGE GUERRERO / AFP
Foto: JORGE GUERRERO / AFP
As autoridades finalizaram nesta quarta-feira (23) o túnel pelo qual socorristas especializados tentarão chegar onde suspeita-se que está Julen, o menino que caiu em um poço há 10 dias. Este túnel vertical, através do qual os socorristas devem descer, enfrentou inúmeros contratempos que atrasaram o trabalho, principalmente por causa do terreno inóspito.

Na manhã desta quarta-feira, "a perfuradora terminou de perfilar" as paredes do túnel, e vigas começaram a ser colocadas para evitar deslizamentos de terra, informou a subdelegação do governo espanhol em Málaga.

Os socorristas concentram suas esperanças neste túnel vertical para encontrar Julen Roselló, que caiu em um estreito poço profundo nas montanhas de Totalán, Andaluzia (sul), em 13 de janeiro. "Espera-se que o trabalho no túnel termine esta manhã", disse à rede pública TVE Francisco Delgado Bonilla, autoridade do Corpo de Bombeiros.

Em seguida, os especialistas em resgate de mineração descerão pelo túnel e começarão a cavar horizontalmente, com picareta, os quatro metros que separam o túnel do poço, uma tarefa delicada que pode levar muitas horas. Especialistas suspeitam que Julen está preso sob pedras e terra a cerca de 70 metros de profundidade no poço, um buraco com apenas 25 centímetros de diâmetro. 

As autoridades preferiram manter cautela quanto a prazos, mas não perdem a esperança de resgatá-lo vivo, mesmo que não tenha havido sinais dele desde sua queda.

Para determinar as circunstâncias da queda da criança no poço sem sinalização perto de onde sua família almoçava, a Guarda Civil interrogou os pais, o proprietário do terreno e a pessoa que escavou o poço. Um tribunal de Málaga abriu um processo sobre o caso.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.