Organização do Tratado do Atlântico Norte Trump deseja retirar EUA da Otan, segundo New York Times

Publicado em: 15/01/2019 19:07 Atualizado em:

Foto: Brendan Smialowski/AFP
Foto: Brendan Smialowski/AFP
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, já manifestou em várias ocasiões seu desejo de abandonar a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), revela nesta terça-feira o jornal The New York Times.

Segundo o jornal, Trump disse a altos funcionários que não vê sentido na Otan, a histórica aliança militar criada pelos países ocidentais após a Segunda Guerra Mundial. 

Trump já questionou em várias ocasiões os 29 membros desta aliança por não gastar dinheiro  suficiente em defesa.

Antes de assumir a presidência, chegou a declarar que a Otan estava "obsoleta", e após uma polêmica cúpula da organização, em julho, colocou em dúvida se os Estados Unidos cumpririam com o princípio de defesa mútua da aliança em um eventual conflito com Montenegro, seu membro mais recente.

Mas Eric Pahon, porta-voz do Pentágono, informou que os Estados Unidos permanecem "100%" comprometidos com a Aliança. "A Otan continua sendo o pilar da segurança transatlântica".

A Otan, que faz 70 anos em 2019, tem se dedicado à segurança da Europa durante décadas, primeiro diante da União Soviética e depois frente ao expansionismo russo.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.