Debate Premiê espanhol diz que é preciso chegar a consenso na Catalunha sobre secessão Eleições no ano passado mostraram que os 7,4 milhões de habitantes da região nordeste espanhola estão divididos quanto à independência

Por: AE

Publicado em: 23/12/2018 11:43 Atualizado em:

O primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, disse que a solução para a crise separatista na Catalunha está forjando um consenso compartilhado pela maioria dos catalães sobre o status da região como parte da Espanha. Em entrevista ao jornal La Vanguardia, de Barcelona, Sánchez comentou que "o que é necessário é uma grande maioria da sociedade que atualmente não existe na Catalunha".

Eleições no ano passado mostraram que os 7,4 milhões de habitantes da região nordeste espanhola estão divididos quanto à independência. Enquanto os líderes separatistas da Catalunha desejam uma consulta popular sobre a secessão, o premiê espanhol propõe um trabalho com sindicalistas catalães para chegar a um acordo sobre uma nova lei de fretamento para a região.

Sánchez comentou, ainda, que "a primeira coisa que temos de fazer é desenvolver uma maneira de reformar a lei na Catalunha para que possamos ter uma solução". Fonte: Associated Press.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.